Acontece Política

Alberto Goldman, ex-governador de São Paulo, morre aos 81 anos

O ex-governador de São Paulo Alberto Goldman (PSDB) - Foto: Fátima Meira
O político esta internado desde o dia 19 de agosto

O ex-governador de São Paulo Alberto Goldman (PSDB) morreu, aos 81 anos, neste domingo (1º). Ele estava internado desde 19 de agosto, no Hospital Sírio Libanês, na capital paulista. Goldman foi governador de abril a dezembro de 2010, quando assumiu o posto de José Serra (PSDB), de quem era vice-governador. Serra deixou o cargo para concorrer à Presidência da República naquele ano. Também na gestão de Serra, Goldman foi secretário estadual de Desenvolvimento, função que acumulou com a de vice-governador.

O ex-governador de São Paulo Alberto Goldman (PSDB) – Foto: Jorge Araújo
Carreira

Começou a carreira política como deputado estadual por duas legislaturas (1971-1979), tendo sido eleito pelo MDB. Também foi deputado federal por seis legislaturas, sendo a primeira de 1979 a 1983 e a última de 2003 a 2007. Disputou o governo de São Paulo em 2018, mas não venceu a eleição. Goldman foi ministro dos Transportes de 1992 a 1993, no governo Itamar Franco (MDB). Também ocupou duas secretarias estaduais no governo de Orestes Quércia (MDB) em São Paulo.

Leia Mais

Gordon Bressack, criador de ‘Animaniacs’, morre aos 68 anos

Formado em engenharia civil pela Universidade de São Paulo, Goldman iniciou a militância política no Partido Comunista Brasileiro. Seus pais eram comunistas marxistas, nascidos na Polônia. A família é judia. Em 1996, Goldman entrou para o PSDB, partido que presidiu interinamente por um mês em 2017. Em julho deste ano, ele já havia sido internado após uma queda de pressão arterial.

*Com informações da Folhapress