Acontece

Dr Frederico Cavalcanti homenageado nos 164 anos do RHP

Alberto Ferreira da Costa e Dr Frederico Cavalcanti - Foto: Léo Malafaia/FolhaPE
O evento cotou com uma Sessão Solene, além da Missa de Ação de Graças

O Real Hospital Português (RHP), maior complexo hospitalar do Norte/Nordeste, completa, nesta segunda-feira (16), 164 anos. A celebração contou com a Missa de Ação de Graças, além de Sessão Solene na sede do hospital. Muito prestigiada, o evento contou com a presença de nomes importantes. André Longo, secretário de Saúde do Estado, representou o governador Paulo Câmara na celebração. Marcando presença, o prefeito Geraldo Júlio compareceu à comemoração do RHP.

Sessão Solene em Celebração aos 164 anos do Real Hospital Português – Foto: Léo Malafaia/FolhaPE

O dia começou com a Missa de Ação de Graças, ministrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, na capela do hospital. Para o religioso, a instituição relaciona medicina e religião de modo sensível, sempre relembrando das origens portuguesas. “A cada ano o RHP promove essa celebração eucarística de Ação de Graças porque é uma instituição católica”, explica Dom Fernando.

Missa em celebração aos 164 anos do RHP – Foto: Léo Malafaia/FolhaPE
Diversas pessoas prestigiam a missa em celebração de Ação de Graças em celebração aos 164 anos do RHP – Foto: Léo Malafaia/FolhaPE
Dom Fernando Saburido ministrou a missa na capela do RHP – Foto: Léo Malafaia/FolhaPE
Leia Mais

Bolsonaro deixa o hospital nesta segunda-feira

Rômulo Arantes Neto é liberado do hospital após cirurgia

Após a missa, uma sessão solene dá prosseguimento às comemorações. Alberto Ferreira da Costa, provedor do Real Hospital Português, discursou sobre sua histórias na instituição. Ele falou sobre o começo da trajetória e sobre a reinvenção pela qual o hospital passou nos últimos anos. Hoje, o RHP é um dos complexos hospitalares mais modernos do Brasil. Inclusive, durante o evento solene, o Real Hospital Português comemorou a consolidação do Programa de Cirurgia Robótica, que teve início neste ano.

Alberto Ferreira da Costa, provedor do Real Hospital Português – Foto: Léo Malafaia/FolhaPE
“Tenho certeza de que essa gestão, esses profissionais e os seus serviços dão orgulho para a nossa cidade, por buscarem a cada dia que passa a melhor forma de lidar com o paciente, de maneira humanizada”, ressaltou Alberto Ferreira da Costa – Foto: Léo Malafaia/FolhaPE

Além disso, durante a Sessão Solene, o Dr Frederico Cavalcanti, coordenador da Unidade de Nefrologia do RHP, foi homenageado. Ele recebeu recebeu medalha e diploma pela chamada Comenda de Excelência Médica, que concede reconhecimento à médicos conhecidos nacionalmente. “Quando soube que iria ser o homenageado deste ano, fiquei nada menos que pleno e feliz, foi aqui que eu fui verdadeiramente acolhido e abraçado, em um ambiente em que pude desenvolver minhas habilidades e paixões, e assim aprender cada vez mais”, afirmou Dr Frederico.

Alberto Ferreira da Costa e Dr Frederico Cavalcanti – Foto: Léo Malafaia/FolhaPE
Dr Frederico Cavalcanti discursou em agradecimento – Foto: Léo Malafaia/FolhaPE