Acontece

Felipe Neto deve receber medalha na Câmara dos Deputados

Felipe Neto deve receber medalha na Câmara dos Deputados - Foto: Divulgação
O influenciador digital foi indicado à Medalha de Mérito Legislativo por sua ação na Bienal do Livro do Rio

Felipe Neto deve receber a Medalha de Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados. O influenciador digital foi indicado à honraria por sua ação na Bienal do Livro do Rio, no início do mês. Na ocasião, o prefeito Marcelo Crivella decidiu que um gibi, que mostrava um beijo entre dois homens, era inadequado às crianças que participavam da bienal. Ele então decidiu censurar a obra, chegando a recolher exemplares. Felipe Neto, por sua vez, comprou 14 mil livros com temática LGBT e distribuir na feira.

Leia Mais

Alepe aprova concessão de Medalha a Luciana Santos

Após ameaças, Felipe Neto cancela participação em evento

Felipe Neto cancelou participação no evento - Foto: Marcos Michael
Felipe Neto – Foto: Marcos Michael

O deputado federal Mário Heringer (PDT-MG), responsável pela indicação, apontou a atitude do youtuber como uma “ação de coragem e posição de liderança”. Em ofício, o deputado parabenizou a atitude de Felipe Neto. “Ação de coragem e posição de liderança num cenário conturbado e marcado por tentativa de calar a diversidade com base em censura deve ser reconhecida e aplaudida”, diz Heringer no documento. “Seu imediato censo de justiça lhe fez agir em prol da democracia, do direito de ter direitos. Colocou-se na mira de preconceituosos irracionais, ditos nacionalistas e defensores do bom costume – que só sabem espalhar o medo e o ódio. Entretanto, não o fez parar a luta pelo bem maior: a garantia de dias melhores e mais justos a todos”, completou o deputado.

Vale lembrar que a Medalha de Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados é a mais alta condecoração da esfera da Casa. Além disso, essa é a primeira vez que ela é dada a um influenciador digital. A honraria deve ser entregue em cerimônia na Câmara dos Deputados, no dia 20 de novembro.