Acontece

O prestigiado lançamento do Instituto Francisco Brennand

O artista plástico Francisco Brennand, ladeado pelas filhas Neném e Maria Helena, com o imortal da ABL Marcos Vinicios Vilaça - Foto: Jose Britto
O artista plástico Francisco Brennand, ladeado pelas filhas Neném e Maria Helena, com o imortal da ABL Marcos Vinicios Vilaça - Foto: Jose Britto
O evento correu neste sábado (21) com a presença do ex-ministro do TCU Marcos Vilaça

O imortal da Academia Brasileira de Letras Marcos Vinicios Vilaça definiu o consagrado artista plástico Francisco Brennand como “um homem de lei e de coração grosso de bom”. As palavras foram proferidas pelo acadêmico durante o lançamento do Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand, ocorrido na tarde deste sábado (21), com o Teatro Deborah Brennand lotado, na Oficina Brennand. Vilaça, durante o discurso, falou do legado cultural produzido pelo amigo de 92 anos, que é reconhecido nacionalmente,  e mencionou ainda a sua importância para as próximas gerações.

Francisco Brennand – Foto: Jose Britto
Marcos Vilaça – Foto: Jose Britto
Francisco Brennand e Marcos Vilaça – Foto: Jose Britto

“Nunca esqueçamos que foi um homem hidratado pela literatura… Estamos pronto para este novo depois e, se for de escassez, mesmo assim saberemos cumprir a missão de um poeta da contemporaneidade”, disse o imortal da Academia Brasileira de Letras, referindo-se as mensagens literárias que Brennand passa em suas belas peças. Logo após, o anfitrião da tarde assumiu a palavra junto com seu bloquinho, onde colocou 20 tópicos que deveria abordar durante a conversa com os convidados do evento.

Lançamento do Instituto Francisco Brennand – Foto: Jose Britto
Francisco Brennand e Marcos Vilaça – Foto: Jose Britto
Francisco Brennand – Foto: Jose Britto
Leia Mais

Deby Brennand conta os detalhes do filme ‘Frei Damião’

Falou da sua trajetória como artista plástico e mencionou também importantes personalidades das artes, que serviram de inspiração. Relatou suas principais experiências durante seus longos anos, que lhe renderam boas e cômicas histórias e que, segundo ele, contribuiu para sua formação quanto profissional completos do mundo das artes. “Concluo o trabalho da minha vida com minha alma de artista intransferível e passo agora o cetro a nova geração. O que eles vão fazer? Certamente será esplendido e será cada vez melhor”, concluiu Brennand. Ao final do discurso, como era de se esperar, foi aplaudido por todos de pé.

Lançamento do Instituto Francisco Brennand – Foto: Jose Britto

Logo após a solenidade, Francisco Brennand, acompanhado do irmão Cornélio e das filhas Maria Helena e Neném, comandou a aposição da placa que dá o nome do instituto. Cercados pelo convidados, Marcos Vilaça e a neta Deby Brennand também participaram do momento. Houve ainda o tradicional corte de bolo, assinado pela gastrônoma Djardiere Lima e que, aliás, estava impecável.

Lançamento do Instituto Francisco Brennand – Foto: Jose Britto
Aposição da placa do Instituto Francisco Brennand – Foto: Jose Britto

Nomes dos mundos acadêmico, político e social do nosso Estado, claro, não faltaram ao evento. Por lá, não passaram despercebidos: Maria Lecticia e José Paulo Cavalcanti, Lula Cardoso Ayres e sara Grinfeld, Marcelo e Roberta Canuto, o presidente do TCU, ministro José Múcio Monteiro, e Vera Brennand, o ex-ministro da Educação Mendonça Filho e Taciana Vilaça, Isabela Coutinho e Carlos Trevi, Leda Alves, Teresa Dueire, José Maria Rodrigues, Lilia e Juliana Santos, …

Instituto

Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand reúne mais de três mil obras escolhidas a dedo pelo consagrado artista plástico. As peças compõem agora o acervo da entidade cultural, sem fins lucrativos, criada com a missão de preservar o seu legado artístico.