Acontece

Morre o Cardeal Dom Serafim Ferdandes aos 95 anos

Dom Serafim Fernandes de Araujo - Foto: Leandro Couri/EM/D.A
O cardeal faleceu por complicações de uma pneumonia

Faleceu, nesta terça-feira (08), o Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo, um dos fundadores e patrono da Fundação Dom Cabral (FDC) e a Fundação José Fernandes de Araújo (FJFA) e um dos dez cardeais brasileiros. Ele veio a óbito após complicações devido a uma pneumonia, em Belo Horizonte.

Leia mais

Sonia Abrão recebe alta do hospital

Com uma vida dedicada extensivamente à educação, Dom Serafim foi, ao lado do Professor Emerson de Almeida, responsável pela criação da FDC em 1976. Durante mais de 40 anos, Dom Serafim foi presença fundamental em todos os momentos importantes da escola de negócios, orientando decisões e, à luz de sua sabedoria e generosidade, apontando caminhos a serem trilhados. Em nota, a comunidade das duas instituições “lamenta profundamente a perda do exemplo de integridade, dignidade e generosidade para todos os brasileiros.”

História
Resultado de imagem para Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo
Dom Serafim e o Papa João Paulo II – Foto: reprodução

Nascido em 13 de agosto de 1924, Dom Serafim construiu uma trajetória de defesa e valorização da educação como principal aliada para a redução da pobreza e das desigualdades sociais. Ele presidiu o Conselho Curador da Fundação Dom Cabral, órgão máximo da instituição, até 2015, quando passou a ser o Patrono da escola. Além disso, ainda em 1980, criou a Fundação José Fernandes de Araújo (FJFA). Tudo isso com o objetivo de conceder bolsas de estudos a alunos de baixa renda de instituições de ensino superior. Presidiu a instituição desde a sua fundação até 2017.

Além disso, Dom Serafim foi reitor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC-Minas entre os anos 1960 a 1981. Participou também ativamente do Conselho Federal de Educação, atuando como presidente da Câmara de Ensino Superior. Aliás, em 1959, com apenas 34 anos – tendo sido o Bispo mais jovem do Brasil. Participou do Concílio Vaticano II, de 1962 a 1965. Dessa forma, exerceu o seu propósito de vida a favor da inclusão social, da construção da cidadania e de uma vida digna, por meio da educação.