Acontece

Paço do Frevo surge com fachada manchada em alusão ao óleo

Paço do Frevo estampa na fachada protesto contra vazamento de óleo nos mares do Nordeste - Foto: Alfeu Tavares/FolhaPE
A ação chama a atenção para o desastre ambiental que atinge as praias do Nordeste

Por: Jaqueline Fraga

O Paço do Frevo, importante equipamento cultural do nosso estado, surgiu com as paredes machadas nesta terça-feira (29). Promovida pelo próprio Paço, a ação chama a atenção para o desastre ambiental com óleo que atinge as praias de Pernambuco e de outros estados da região Nordeste.

Em nota oficial publicada no Instagram, o Paço do Frevo destaca seu papel enquanto como espaço de cultura e cidadania, expressando sua preocupação ante os danos causados pelo vazamento de óleo.

Protesto contra o vazamento de óleo no litoral nordestino – Foto: Alfeu Tavares/FolhaPE
Paço do Frevo – Foto: Alfeu Tavares/FolhaPE
Fachada do Paço do Frevo surgiu manchada em protesto contra o vazamento de óleo no litoral nordestino – Foto: Alfeu Tavares/FolhaPE
Protesto contra o vazamento de óleo no Nordeste – Foto: Alfeu Tavares/FolhaPE
Paço do Frevo estampa na fachada protesto contra vazamento de óleo nos mares do Nordeste – Foto: Alfeu Tavares/FolhaPE
Leia Mais

Ministro do Turismo avalia a situação das praias em Pernambuco

O espaço também questiona as soluções até agora apresentadas pelas instituições governamentais. Além disso, se solidariza com as populações litorâneas diretamente atingidas pela tragédia e com os voluntários que se arriscam para tentar diminuir as consequências do desastre ambiental.

Em tempo, na próxima semana, entre os dias 6 e 8 de novembro, o Paço do Frevo recebe atividades da Conferência Brasileira de Mudança do Clima. O evento anual discute compromissos dos países com o Acordo de Paris sobre o Clima. Além disso, define medidas para reduzir as emissões dos gases causadores de efeito estufa.

Confira, abaixo, a nota oficial na íntegra:

View this post on Instagram

[NOTA OFICIAL] Nossa casa está manchada! Ante os drásticos acontecimentos do acidente ambiental sem precedentes do vazamento de óleo que atinge as praias do Nordeste, é nossa obrigação, como espaço de cultura e cidadania expressarmos nossas severas preocupações com a urgente necessidade de medidas de enfrentamento e redução dos danos. Cabem às instituições governamentais zelar pelo bem estar não apenas de todas as populações brasileiras mas também prover um ecossistema sustentável para as gerações futuras. A inoperância de soluções a contento e em tempo hábil coloca em questão a vida de toda uma região. Somos um centro de referência de um patrimônio da humanidade, o Frevo, e falamos todos os dias sobre a preservação de bens de incomensurável valor, nos posicionando sempre pelas garantias dos direitos humanos e por ações que transformadoras para um mundo mais justo, seguro e acolhedor. Somos também um espaço para debater o meio ambiente e sustentabilidade, recebendo no próximo mês atividades da Conferência Brasileira de Mudança do Clima, encontro anual de organizações não governamentais, movimentos sociais, governos, comunidade científica e o setor privado e público brasileiro. O meio ambiente é assunto de todos nós. Dessa forma, estamos solidários a todas as populações litorâneas atingidas diretamente pela tragédia, a todos os voluntários que, mesmo em condições impróprias, arriscam-se a dirimir o impacto do petróleo na vida marinha e a todas entidades ambientais que estão envolvidas para que as medidas necessárias não sejam mais ignoradas. Não há patrimônio sem salvaguarda e o meio ambiente é o patrimônio vital da nossa existência.

A post shared by Paço do Frevo (@pacodofrevo) on