Acontece Política

Políticos lamentam a morte de Inaldo Sampaio

Jornalista Inaldo Sampaio falece na madrugada deste domingo (10) - Foto: divulgação
O jornalista faleceu na madrugada desta seungda (11)

Diversas personalidades políticas de Pernambuco lamentaram o falecimento, nesta segunda (11), do jornalista Inaldo Sampaio, colunista da rádio CBN Recife e ex-colunista da Fogo Cruzado, da Folha de Pernambuco. Inaldo faleceu na madrugada do domingo ao sofrer uma parada cardíaca. Além disso, o jornalista enfrentava um câncer e havia passado por cirurgia recentemente.

Leia mais

Falece o jornalista Inaldo Sampaio. Relembre sua trajetória

Vários nomes da política pernanbucana comentaram o falecimento do jornalista. Entre eles, o governador de Pernambuco Paulo Câmara, o Deputado Federal Fernando Filho (DEM), o ex-vereador Sérgio Magalhães, o Deputado Estadual Antonio Coelho (DEM), o deputado estadual Augusto Coutinho (SD-PE) e muitos outros.

O governador do Estado, Paulo Câmara, chamou Inaldo de “defensor intransigente da democracia”. “Com profundo pesar recebi a noticia do falecimento do jornalista Inaldo Sampaio. Inaldo era um profundo conhecedor da política pernambucana e defensor intransigente da democracia. Do litoral ao sertão, nada escapava ao seu olhar preciso e marcante. Emprestou seu talento aos três principais jornais da capital, além de várias rádios e páginas da internet. Expresso minha solidariedade à família e aos amigos”, disse.

Para Raul Henry (PMDB), foi com enorme surpresa e pesar que recebeu a notícia do falecimento do jornalista Inaldo Sampaio “Conheci Inaldo em 1985 e mantive com ele uma fraterna amizade, ao longo de todos esses anos. Inaldo era dos mais bem informados e preparados colunistas políticos de Pernambuco. Fazia um jornalismo crítico e corajoso. Meus sentimentos aos familiares e amigos de Inaldo, neste momento de dor e saudade. Além disso, Geraldo Julio, prefeito do Recife, recebeu com “muita tristeza a notícia do falecimento do jornalista Inaldo Sampaio. Ele cumpriu por muitos anos a missão de informar a população com correção e grande competência. Era um profundo conhecedor da política de Pernambuco e vai fazer muita falta. Aos tantos parentes e amigos, quero deixar meu abraço e sinceros pêsames.”

Miguel Coelho, prefeito de Petrolina também lamentou o ocorrido. “O jornalismo perde um talento imenso. Inaldo Sampaio teve sua última coluna publicada, nesta segunda-feira (11), deixando milhares de leitores, admiradores e amigos sem suas opiniões coerentes. Inaldo era um profissional respeitadíssimo no universo da política e fará muita falta em tempos nos quais vozes sensatas precisam ser ouvidas. Lamento profundamente a perda desse grande formador de opinião e expresso meus sinceros sentimentos de solidariedade a todos familiares e amigos de Inaldo Sampaio. Além disso, Danilo Cabral também comentou a situação. “Lamentável a perda de Inaldo Sampaio. O Jornalismo pernambucano perde um dos seus expoentes, que tinha, além da leitura política sempre consistente dos fatos nacionais, conhecimento de tudo que acontecia em Pernambuco. Que Deus o guarde num lugar especial e conforte a família.”

Leia mais

Lula participa do Festival Lula Livre no Recife

O deputado Augusto Coutinho (SD-PE), acredita que o falecimento de Inaldo faz com que “o jornalismo político perde, no dia de hoje, um de seus nomes mais respeitáveis. Símbolo de uma geração, Inaldo soube como poucos cultivar fontes e informar de maneira marcante, por vezes afiada, mas sempre precisa e com um olhar amplo, que abrangia tanto a capital, quanto o interior de Pernambuco. Registro minha solidariedade e meus sinceros pêsames aos seus familiares e amigos.

Resultado de imagem para augusto coutinho pernambuco
Deputado Augusto Coutinho (SD-PE): Foto: divulgação

Além disso, para Fernando Filho, a morte do jornalista Inaldo Sampaio deixa uma enorme lacuna no jornalismo político de Pernambuco. “Meus votos de solidariedade a seus familiares e amigos para que possam superar este momento difícil.” Além disso, para o deputado estudal Antonio Coelho, a  política de Pernambuco está de luto “hoje após a notícia da morte do jornalista Inaldo Sampaio. Portanto, ele foi “um dos formadores de opinião mais respeitados do nosso estado, que acompanhou momentos importantes da história política pernambucana e brasileira. Gostaria de expressar meus sentimentos de pesar a todos os seus familiares e amigos.”