Frederico Neves e Carlos Moraes - Foto: Silva Cadengue
Acontece Política

Frederico Neves toma posse como presidente do TRE-PE

A mesa é composta pelo presidente, desembargador Frederico Neves e pelo vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Carlos Moraes

Tomou posse, nesta segunda-feira (02), em cerimônia na Sala de Sessões do tribunal, a nova Mesa Diretora do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE). A chapa é composta pelo presidente, desembargador Frederico Neves e pelo vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Carlos Moraes. Na ocasião, os discursos ressaltando o enfrentamento das fake news e com a polarização política  forma temas de debate. Assim, foram colocadas como um obstáculo a ser superado.

Leia mais

Izabel Urquiza deve ser candidata a vice na chapa de Lupércio

Além disso, Frederico Neves, destacou o fato de ter sido escolhido por aclamação pelo 52 desembargadores e afirmou estar determinado a atender os anseios dos quase 6,7 milhões de eleitores pernambucanos dos 184 municípios do Estado. Neves mostrou-se também preocupado com os “extremismo ideológicos”, considerados como um dos fatores que anunciam “graves transtornos”.

Desembargadores Eduardo Pugliesi (TRT-PE) e Adalberto de Oliveira Melo (TJPE) e governador Paulo Câmara – Foto: Silva Cadengue

“Assiste-se, hoje, no Brasil, a uma agitação prenunciadora de graves transtornos que exigirão grande esforço e determinação da Justiça Eleitoral e de todo os segmentos da sociedade para serem minimizados.” Assim, de acordo com ele “polarização política e os extremismos ideológicos são obstáculos a se superar para que não se comprometa a paz social e muito menos a regularidade das eleições”. A intolerância, o ódio, a falta de respeito entre as pessoas, os excessos irrefletidos, as notícias falsas que vezes sem conta arruinam a reputação das pessoas são a maior preocupação da Justiça Eleitoral” e colocou as fake news como o principal obstáculo a ser superado.

Desembargadores José Carlos Patriota Malta, Adalberto de Oliveira Melo, Itabira de Brito, Waldemir Tavares de Albuquerque Filho e José Fernandes – Foto: Silva Cadengue

O vice-presidente do órgão, Carlos Moraes, destacou que a atuação do TRE deve focar em três pontos, visando a garantia do equilíbrio no pleito do próximo ano. “Assegurar a legitimidade das eleições, especialmente no tocante a coibir o uso de condutas vedadas em busca da eleição facilitada, a utilização indevida de propaganda falsa, o rígido controle e fiscalização dos gastos do dinheiro público que financiam as eleições e os partidos políticos.” Dessa forma, as eleições municipais são um desafio, mas o “TRE-PE está preparado” para os desafios existentes.

Desembargadores Adalberto de Oliveira Melo e Carlos Moraes – Foto: Silva Cadengue

Além de combater institucionalmente a proliferação de desinformação e outras situações capazes de macular a disputa, ambos apontaram como desafio terão como outros desafios desafios a continuidade do ciclo do cadastramento biométrico, visando a certificação digital dos eleitores pernambucanos e a realização das eleições municipais, que atualmente ultrapassa 80% do eleitorado do Estado. Nesse quesito, o TRE deve contar com o auxílio da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Leia mais

Des. Frederico Neves recebe Medalha Especial no Maranhão

“A Alepe se comprometeu através dos deputados que tem base nos municípios que não tem alcançado um percentual próximo aos 100% de eleitores cadastrados, para que através dos seus parceiros possam incentivar, buscar a presença do eleitor fazendo a biometria para trazer mais transparência e segurança no resultado das eleições”, afirmou o presidente da Casa, Eriberto Medeiros (PP).

Presidente do Grupo EQM, Eduardo Queiroz Monteiro; e presidente do TJPE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo – Foto: Silva Cadengue

A Mesa Diretora empossada destacou ainda como objetivo a manutenção do TRE-PE no posto de melhor entre os 27 tribunais eleitorais do Brasil, reconhecimento dado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em novembro, juntamente com o Selo Diamante, mais alta certificação conferida pelo órgão.

SBD La Fleur