Beleza

Especialista dá dicas de cuidados para a pele negra

Pele Negra
Cris Vianna, Taís Araújo e Rihanna. Foto: Reprodução.
Cuidados especiais ajudam a manter a pele saudável e radiante.

O verão está chegando e com ele os cuidados com a pele se tornam ainda mais necessários. Isso inclui, é claro, a pele negra. Mesmo apresentando altos níveis de melanina e colágeno, substâncias que a tornam mais protegida dos raios do sol e mais resistente a marcas de envelhecimento, como rugas e linhas de expressão, ela também precisa de cuidados especiais.

Leia mais

Livro Negra Sou retrata mulheres negras em profissões de destaque

Como explica a fisioterapeuta dermato-funcional Thaís Carvalho, da Onodera Estética, a alta concentração de melanina pode resultar na hiperpigmentação de algumas regiões, o que pode causar manchas indesejadas. Pensando nos cuidados diários, a especialista listou três dicas para manter a cútis saudável, tornando a pele negra ainda mais bela e radiante. Confira:

Controle a oleosidade – Se por um lado a ação intensa dos fibroblastos garante a firmeza da pele, ela também provoca o aumento da oleosidade, já que a secreção das glândulas sudoríparas é maior em pele negra, favorecendo o surgimento de acne e foliculite.  Por isso, a recomendação é higienizar o rosto duas vezes ao dia com sabonetes ou géis adstringentes sem óleo. Além disso, é importante esfoliar a pele semanalmente para evitar o surgimento de pelos encravados.

Não esqueça o protetor solar –  Por mais que a pele negra seja naturalmente mais protegida dos raios solares, a é necessário passar protetor solar com no mínimo 30 FPS mesmo em dias nublados.

Redobre o cuidado com manchas – A alta concentração de melanina pode resultar no aparecimento de manchas. Para amenizá-las, um dos tratamentos possíveis é o peeling de cristal, que também ajuda a atenuar linhas de expressão e excesso de oleosidade.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar