Acontece

Greta Thunberg é eleita a Personalidade do Ano pela revista Time

Greta Thunberg é eleita a personalidade do ano pela revista Time - Foto: reprodução
A ativista sueca tem ganhado cada vez mais destaque

Como a tradição da Revista Time é definir quem será a Personalidade do Ano, Greta Thunberg foi a escolhida de 2019. A ativista sueca de 16 anos foi responsável pela criação movimento internacional de estudantes que pede por atitudes mais efetivas no combate às mudanças climáticas. Aliás, o ativismo da jovem ganhou bastante repercussão após discursar na ONU ainda em setembro deste ano, gerando debates e críticas à sua postura.

 

Leia mais

Morre, aos 61 anos, Marie Frediksson, do Roxette

Resultado de imagem para time greta
Capa da revista Time, que elegeu Greta como a Personalidade do Ano de 2019 – Foto: divulgação

A história de Greta começou em uma sala de aula, quando, como costume da grade curricular da Suécia, aprendeu sobre as mudanças climáticas no planeta. Isso revoltou a menina, que sofre da síndrome de Asperger, chegando a faltar aula para ficar em uma espécie de protesto em frente ao parlamento da Suécia portando um cartaz com os dizeres “Em greve escolar pelo clima”. Assim, sua militância gerou desconforto em alguns líderes políticos por  também acionar outras crianças. Dessa forma, Greta subiu a um posto de líder de movimento climático, o que a levou para a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), onde fez seu famoso discurso.

Imagem relacionada
Greta Thunberg em protesto pelo clima, no qual foi figurada uma greve em 20 de setembro – Foto: Eduardo Munoz Alvarez/AP

“Vocês roubaram meus sonhos e minha infância com suas palavras vazias”, disse Thunberg na ONU. “Estamos no início de uma extinção em massa e tudo o que vocês falam gira em torno de dinheiro e um conto de fadas de crescimento econômico eterno. Como ousam?”, continuou.

O presidente da República Jair Bolsonaro também se incomodou com a militância de Greta e a chamou de “pirralha” após a menina publicar em seu twitter que os “indígenas estão sendo brutalmente assassinados”.  “Qual o nome daquela menina lá, lá de fora? Tabata, como é? Greta. Já falou que índios estão morrendo porque estão defendendo a Amazônia. Impressionante a imprensa dar espaço para uma pirralha dessa aí, uma pirralha”, disse o político. Dessa forma, Greta, em uma tréplica, colocou o termo em sua bio do Twitter.

Greta Thunberg colocou em seu Twitter o termo “pirralha” – Foto: reprodução/Twitter