Acontece

José Roberto Burnier retorna à televisão

José Roberto Burnier - Foto: Ramon Vasconcelos/TV Globo
O jornalista ficou afastado devido ao tratamento de um câncer

O próximo ano já começará bem para José Roberto Burnier. O jornalista, de 59 anos, retorna à televisão após cerca de cinco meses afastado. A ausência, aliás, se deu devido ao tratamento de um câncer na base da língua. Ele teve que ficar longe do programa Em Ponto, da GloboNews, do qual é apresentador. “Estou louco para voltar ao jornal. E aviso a todo mundo que vou voltar em breve, dia 6 de janeiro. Estou com muita vontade de trabalhar”, disse José Roberto Burnier.

José Roberto Burnier – Foto: Divulgação/Globo News
Leia Mais

Glenda Kozlowski assina contrato com o SBT

De acordo com o G1, o tratamento teve início no dia 30 de julho e consistiu em 33 sessões de radioterapia e três de quimioterapia. O jornalista, aliás, chegou a ficar 30 dias não consecutivos internado e perdeu 18 kg ao longo dos procedimentos.

“Era uma agonia por dia. Sempre me concentrava na próxima agonia. Comecei a engasgar muito, porque a garganta estava sendo bombardeada pela rádio. Engasgava com qualquer gole de água. Enjoos frequentes, vômitos”, descreve o jornalista, que passou a ter sinais de melhor no fim de outubro. “Estou com o paladar alterado até hoje. Comida com sal eu sinto, mas o doce não. E durante muitos dias eu tive que comer sem sentir o gosto de nada. É a coisa mais horrível. Parece que você está comendo borracha. Não sabia que a gente precisava tanto do paladar. Só quando você perde é que você percebe. É impressionante, você não consegue comer”, afirmou.

Sobre Burnier
José Roberto Burnier – Foto: Reprodução/TV Globo

Contratado do Grupo Globo desde 1983, Burnier estreou na TV como repórter no Globo Rural e passou pelos principais telejornais da emissora antes de ancorar o noticiário matutino do canal pago. “Minha experiência de cobrir tanto isso ajudou muito. Eu não fiquei pensando em morte em momento nenhum. Eu não li nada, eu não procurei nada na internet sobre o meu tumor”, afirma o jornalista que, ao longo de sua trajetória em reportagens, cobriu a luta contra o câncer do vice-presidente da república, José Alencar. O trabalho, aliás, foi transformado no livro Os últimos passos de um vencedor – entre a vida e a morte, o José Alencar que conheci, publicado pela Editora Globo.