Acontece

Políticos e personalidades lamentam morte de Francisco Brennand

Personalidades lamentam a morte de Francisco Brennand - Foto: reprodução
O artista plástico faleceu nesta quinta-feira (19), aos 92 anos.

 

O artista plástico Francisco Brennand faleceu nesta quinta-feira (19), aos 92 anos, em decorrência de complicações de infecção respiratória. Ele estava internado no Real Hospital Português há 10 dias.

Políticos e autoridades lamentam a morte de um dos principais artistas do estado e do país, com obras reconhecidas nacional e internacionalmente.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e o prefeito do Recife, Geraldo Julio, decretaram luto oficial de três dias e divulgaram nota de pesar pelo falecimento.

Governador Paulo Câmara decreta luto ofical em Pernambuco – Foto: Athur Mota/FolhaPE.

“Francisco Brennand foi um artista notável, um homem à frente do seu tempo, como mostra o reconhecimento que obteve, ao longo da sua trajetória, no Brasil e no exterior. Ele pertence a uma geração de artistas que elevaram Pernambuco ao topo. Em meio ao imenso legado que Brennand nos deixa, dois são muito especiais: sua oficina-museu, na Várzea, e o Parque das Esculturas, hoje parte indelével do cenário do Bairro do Recife. São obras que vão perpetuar a memória desse artista na história do nosso Estado. Quero expressar meu profundo pesar a todos os seus familiares, amigos e admiradores neste momento de dor e tristeza”, declarou o governador.

Geraldo Julio

O prefeito Geraldo Julio destacou as obras e os espaços construídos pelo artista e que são pontos turísticos do Recife, como o Parque das Esculturas, no Bairro do Recife Antigo, e a Oficina, no bairro da Várzea.

Gerealdo Júlio também decretou luto oficial no Recife. Foto: Anderson Stevens/Folha de Pernambuco.

“Foi com enorme tristeza que recebi a notícia do descanso eterno de Francisco Brennand. O Recife perde um de seus mais talentosos artistas, reconhecido em todo o mundo pela qualidade de seu trabalho. Sua obra, espalhada por toda a cidade em esculturas e painéis, no Parque das Esculturas, no Recife Antigo, e na sua Oficina, no bairro da Várzea, fazem parte do patrimônio cultural e afetivo de toda a cidade. Uma perda irreparável, só reconfortada pela certeza que Brennand permanecerá entre nós nas boas memórias e pela sua obra. Em nome do povo do Recife, tive a alegria de reconhecer seu legado para a cidade com a Medalha do Mérito Capibaribe e ouvi dele da alegria e do amor que tinha de ser recifense e do seu carinho especial pelo bairro da Várzea. Que a família e os amigos encontrem conforto nesse momento de dor”, declarou o prefeito.

Leia mais

Viúva e filho recebem homenagem póstuma ao vereador Carlos Gueiros

Tereza Costa Rêgo

“Estou muito arrasada. Tivemos trajetórias muito proximas, começamos juntos na Escola de Belas Artes do Recife, muito jovens. Da nossa geração, vários se foram. Eu dizia que só restavamos nós dois. Agora, estou sozinha. O tempo vai confirmar que Brennand é o maior artista do Brasil”.

Tereza Costa Rêgo – Foto: Jose Britto

Professor Lupércio

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, também lamentou a morte do artista. “Pernambuco perdeu, hoje, um dos seus mais brilhantes artistas, notícia recebida por mim com profundo pesar. Francisco Brennand era um grande mestre da nossa cultura, levando seus traços de beleza e criatividade para diversas partes do mundo. Suas obras, capazes de traduzir o imaginário popular, nos deixam um legado de talento para as futuras gerações. Os títulos de ceramista, pintor, escultor, ilustrador, gravador e desenhista só reforçam a sua trajetória brilhante, ao longo de quase um século de historia. Quero deixar aqui os meus sinceros pêsames e um abraço fraterno para todos os seus familiares e amigos”, disse em nota.

Marília Arraes

A deputada federal Marília Arraes, prefeiturável para as eleições do próximo ano, falou sobre a importância do trabalho de Brennand para o país. “Pernambuco e o Brasil se despedem, hoje, de um dos maiores multiartistas de nossa história: Francisco Brennand. Suas obras levaram o nome do nosso Estado para o mundo todo. Uma vida dedicada a arte e, agora, eternizada em um legado de personalidade forte e de importância cultural ímpar. Brennand foi um pintor dedicado, um escultor profundo, um fotógrafo sensível, um poeta das imagens e um leitor voraz. Um homem a frente do seu tempo. Nosso abraço solidário à família”.

Eriberto Medeiros

O deputado Eriberto Medeiros, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, também lamentou a morte de Francisco Brennand. “É com pesar que recebemos a notícia do falecimento do amigo Francisco Brennand, grande artista plástico e um dos maiores nomes da arte pernambucana. Francisco foi, e para sempre será, imortalizado em suas obras e em cada monumento que ele ilustrou sua individualidade artística, mas nunca deixando de exaltar seu lado nordestino. Sua ausência será sentida, mas nunca esquecida, seu legado será marcado para sempre na identidade pernambucana. Que Deus conforte seus familiares e amigos. Em nome da Assembleia Legislativa de Pernambuco, manifestamos nossas condolências”, declarou.

Wanderson Florêncio

O deputado Wanderson Florêncio também lamentou a morte do artista plástico: “A cultura pernambucana perde uma referência com o falecimento do artista Francisco Brennand. Francisco é um dos ícones das artes visuais do Brasil e do mundo, sendo reconhecido por seu trabalho em cerâmica com contornos únicos. Recife teve a sorte de ser agraciado pelo artista com diversas artes expostas ao ar livre com painéis e outras manifestações, a exemplo de uma das mais famosas, a do Parque das Esculturas, no Marco Zero. Sua oficina, na Várzea, é um dos mais belos passeios de nossa cidade e respira cultura. Seu desaparecimento representa um vácuo em nossa sociedade. Desejamos que Deus conforte sua família e amigos.”

A secretária de Turismo do Recife, Ana Paula Vilaça, lamentou a morte de Brennand. Foto: Arquivo FolhaPE

Ana Paula Vilaça

A secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça, lamentou a perda, destacando a importância de Brennand e suas obras para a cidade. “A gente lamenta bastante, a gente perde um artista de referência internacional, um grande mestre que tem obras espalhadas por nossa cidade inteira, que tem um grande legado artístico, além de um grande ser humano. Eu tive a oportunidade de manter contato com ele em alguns momentos. É uma pessoa extremamente culta, extremamente humana. Então, é uma grande perda pro cenário artístico, pra nossa cidade, uma pessoa tão importante. Então, a gente lamenta bastante e ele deixa a sua arte espalhada por toda a cidade”, disse.

O ex-prefeito do Recife João da Costa divulgou nota de pesar. Foto: Divulgação.

João da Costa

O vereador e ex-prefeito do Recife João da Costa também lamentou o falecimento. “Pernambuco perdeu hoje uma de suas referências culturais. Dono de um imenso legado imortalizado em dois espaços culturais do Recife, a Oficina Ricardo Brennand e o Parque das Esculturas, artista plástico e ceramista Ricardo Brennand, o Mestre dos Sonhos, que trabalhou junto com ícones do nosso estado como Abelardo da Hora e Ariano Suassuna, ao longo da sua vida, dedicou o seu tempo a construção de uma obra que hoje está imortalizada, com admiradores por todo mundo”, pontuou.

Margot Monteiro

Margot Monteiro, diretora do Museu do Estado de Pernambuco, lamentou a morte do artista.”Homem de inúmeros talentos, como artista plástico, desenhista, pintor, ceramista e verdadeiro arquiteto da natureza. Uma grande personalidade que nos deixa hoje, mas que estará eternizado para sempre na memória e na nossa história da arte brasileira. O legado de sua vida foi um grande presente para todos os pernambucanos”.

Raul Henry

O deputado federal Raul Henry também lamentou a morte do artista. “Perdemos, hoje, Francisco Brennand. Brennand foi um artista genial: sua obra foi seminal, absolutamente genuína. Inovou, inclusive, ao utilizar o barro como principal suporte do seu trabalho. A partir dele, construiu formas arrebatadoras, impactantes e monumentais. Já ocupa um lugar de destaque na galeria dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos. Tive o grande privilégio de ser seu amigo. Manifesto meu mais profundo sentimento de pesar às suas filhas, Neném e Helena, e a todos os seus”, disse em nota.

Antônio Campos

O presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Antônio Campos, divulgou nota de pesar: “Tudo o que for dito, a partir desta hora em que celebramos uma longa vida dedicada à cerâmica e à escultura. não se dirá jamais, em totalidade, a grandeza desse homem de inesgotável fonte de genialidade.Tudo em Francisco Brennand era genialidade, no que ele dizia nos seus escritos, no que ele fazia na pintura e na cerâmica. Perdemos um dos mais importantes artistas não só de Pernambuco, mas do Brasil”.

Gilberto Freyre Neto

Gilberto Freyre Neto, secretário de Cultura de Pernambuco, também lamentou o faleci omento: “É um lamento profundo pela ausência dele, multiartista pernambucano, um dos pilares de nossas artes plásticas, colecionador maravilhoso de obras espalhadas pelo mundo, uma referência que nos orgulha e deixa um legado absurdamente importante. Hoje, neste dia de tristeza, que ele possa encontrar muita paz por tudo que ele deixou de legado para todos nós. Vai ser um dia muito difícil. Tenho orgulho por ter convivido com ele”.

O artista plástico Pragana lamentou nas redes sociais a morte do amigo.

Marcelo Canuto

O presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, Marcelo Canuto, recebeu com tristeza a notícia. “Diversos sentimentos nos tomam neste momento da notícia do falecimento de um homem da grandeza de Francisco Brennand, sem dúvidas um dos maiores artistas brasileiros da sua geração. Ao mesmo tempo em que lamentamos a sua partida, um enorme sentimento de gratidão nos toma, por tudo que Brennand criou e hoje compõe um conjunto de valor inestimado para nosso estado e para o país. Uma marca que está hoje espalhada através de suas obras monumentais por todos os cantos da nossa cidade. Brennand era companheiro dos livros, de seus diários, de suas obras de arte, de sua filha Helena. Mas continuará, através de suas magníficas criações, a ser um companheiro do povo brasileiro através da história, que saberá sempre identificar, e ser identificado, pelo legado que ele nos deixa”, declarou.

Antônio Mendes

O artista plástico Antônio Mendes deixou claro que, para ele, Francisco foi um grande mestre. “Eu coloco Brennand na classificação do seleto grupo de mestres. Brennand foi mestre. É mestre. É referencia de um artista plástico que vai além do esperado. É a referencia do artista plástico que não fica estacionado no que domina. Ele tava sempre se exigindo mais, avançando por caminhos que não foi. É desta forma que eu olho para a obra de Brennand, seja na escultura, seja na pintura. Um mestre. Não tem como não falar nas artes de Pernambuco, no Brasil, sem fazer referencia a este nome”.

Antonio Mendes – Foto: Divulgação