Acontece

Amigos e familiares se despedem de Francisco Brennand

Velório de Francisco Brennand - Foto: Paullo Allmeida
O velório ocorreu na noite desta quinta-feira (19)

Francisco Brennand deixará muita saudade. O artista plástico, que morreu nesta quinta-feira (19), aos 92 anos, deixou um imenso legado, não só em obras, mas também em influência. O velório, que aconteceu na mesma noite, na Oficina de Cerâmica Francisco Brennand, reuniu centenas de amigos e familiares. Além disso, autoridades pernambucanas também estiveram presentes para prestar seus sentimentos aos parentes do artista.

Velório de Francisco Brennand – Foto: Paullo Allmeida
Velório de Francisco Brennand – Foto: Paullo Allmeida
Autoridades do Estado se despediram do artista – Foto: Paullo Allmeida
Ricardo Brennand, primo de Francisco, fez questão de estar presente no velório – Foto: Paullo Allmeida

Brennand estava internado havia dez dias no Real Hospital Português e morreu em decorrência de complicações de uma infecção respiratória. O corpo será cremado nesta sexta-feira (20), no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, às 11h. As cinzas, aliás, serão colocadas em uma urna produzida pelo próprio artista.

Velório de Francisco Brennand – Foto: Paullo Allmeida
Leia Mais

As grandes obras de Francisco Brennand

Amigo próximo de Francisco Brennand, o artista plástico José Cláudio relembrou da proximidade que tinha com Brennand. “Nós nos dávamos muito bem há bastante tempo. E eu devo muito a ele. Ele quem me procurou – acredite se quiser. E sempre me tratou maravilhosamente bem. É uma grande perda para a arte do Brasil. Aqui (em Pernambuco), nem se fala. É como se o teto tivesse desabado”, afirmou, ainda muito emocionado.

José Claudio – Foto: Paullo Allmeida

O ex-ministro Armando Monteiro foi uma das autoridades que prestigiaram o velório de Francisco Brennand. Segundo ele, o artista era um ícone e uma referência de Pernambuco. “Ele era curiosamente muito pernambucano e ao mesmo tempo muito universal. Então uma figura extraordinária, uma grande perda para Pernambuco, mas deixa um legado fantástico, mais que uma obra, um exemplo”, afirmou Armando Monteiro.

Outra autoridade presente foi o secretário de cultura Gilberto Freyre Neto. Segundo ele, “Francisco Brennand é um legado de Pernambuco. Ele foi parte de influência de outros grandes mestres pernambucanos, que puderam transferir para ele uma série de valores. E a partir de hoje ele passa a ser nossa referência nas artes plásticas, na cultura, na estética. Nossa responsabilidade só aumenta como sociedade, na hora que temos em Brennand esta referência para as próximas gerações”, garantiu o chefe da pasta.

Gilberto Freyre Neto – Foto: Paullo Allmeida
Leia Mais

Governador decreta luto oficial pela morte de Francisco Brennand

Além disso, o governador Paulo Câmara também esteve presente no velório de Francisco Brennand. “Franscico Brennand foi um artista completo, que nos representou tão bem, tanto no Brasil quanto internacionalmente. E deixa um legado fantástico, extraordinário. Peças e mais peças. Pinturas. E muita lição. Lição de que é, sim, possível viver mantendo tradições e, ao mesmo tempo, levar esperanças e expressões artísticas tão bem concebidas como as que Brennand fazia”, disse o governador.

Chegada do governador Paulo Câmara – Foto: Paullo Allmeida
Paulo Câmara – Foto: Paullo Allmeida

Antes do início da missa, uma das filhas de Brennand, Neném Brennand, conversou com a imprensa. Segundo ela, o artista nunca irá morrer para quem é fã de seu trabalho. “Eu trabalhava com meu pai há quase 40 anos. Então, não separávamos muito o que era família, o que era trabalho. Mas, acho que a lembrança vai ficar dele é disso tudo aqui. Esse lugar é ele vivo. Não vai morrer dentro deste lugar. Quem chegar aqui vai ver Francisco Brennand… seja no pedaço de barro, de pedra, a natureza. Isso é Francisco Brennand. Eu tive a sorte e o privilégio de ser filha dele e acompanhar a trajetória dele por anos, e ele sempre surpreendia”. A cerimônia religiosa, aliás, foi comandada pelo Frei Rinaldo Pereira. Além disso, o velório foi fechado à família e amigos.

Frei Rinaldo Pereira foi o responsável em comandar a missa durante o velório – Foto: Paullo Allmeida
Neném Brennand – Foto: Paullo Allmeida