Lifestyle

Oito passos para conquistar mais qualidade de vida em 2020

Foto: Reprodução.
As dicas são inspiradas em metodologia baseada em conceitos da OMS.

O Natal passou e agora, é claro, todas as energias são voltadas para a chegada do Ano Novo. É nessa época, inclusive, que costumamos avaliar os pontos positivos e negativos dos últimos 12 meses e já definir as metas para o ano vindouro.

Pensando nisso, o site Roberta Jungmann conversou com a diretora de uma escola do DeROSE Method, Vanise Perez, que nos deu dicas de como melhorar nosso nível de satisfação pessoal e melhorar a nossa qualidade de vida em 2020.

Mas o que é o DeROSE Method?

Resultado de imagem para DeROSE Method
Sérgio Álvares DeRose, criador do DeROSE Method. Foto: Reprodução.

É uma filosofia de qualidade de vida, criada há mais de 60 anos pelo escritor, empresário e educador brasileiro Luís Sérgio Álvares DeRose, e que hoje é divulgado em mais de 100 escolas em 14 países. O método, inclusive, leva em consideração a metodologia elaborada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para definir o que é qualidade de vida e classificar o nível de satisfação pessoal média de uma população.

Leia mais

Especialista dá dicas de cuidados para a pele negra

Para tanto, a OMS desenvolveu um questionário composto por seis setores principais: físico, psicológico, nível de independência, relações sociais, meio ambiente e aspectos religiosos. Na mesma linha, o DeROSE Method define qualidade de vida da seguinte forma: “qualidade de vida é tornar sua existência descomplicada, fazendo o que te dá prazer, com alegria, saúde e bem-estar”.

Diferentes aspectos influenciam a qualidade de vida. Foto: Reprodução.

Não existe, portanto, uma fórmula mágica única. Cada um deve buscar essa satisfação de forma individual e sem comparações com outras pessoas. Mas, ainda assim, como explica Vanise Perez, há estratégias que podem ser adotadas para alcançar a tão almejada qualidade de vida em 2020. Apresentamos elas a seguir:

Oito passos para se sentir melhor em 2020 

  1. Trabalhe o autoconhecimento pois é isso que nos faz ter clareza de qualquer coisa. A prática de mindfulness e a meditação contribuem muito para isso.
  1. Defina um propósito, o porquê você faz o que faz. Algo que te conduza por toda a sua vida.
  1. Estabeleça os seus valores de vida e o que você faz para vivenciar esses valores.
  1. Conheça as suas singularidades, habilidades e características que fazem de você uma pessoa única. Você pode perguntar para as pessoas mais próximas algo que se destaca na sua personalidade na visão delas.
Resultado de imagem para meditação
A meditação ajuda a busca pelo autoconhecimento. Foto: Reprodução.
  1. Escreva seus desejos metas alinhados com o seu porquê.
  1. Junte-se a pessoas que potencializam sua vida.
  1. Adote uma rotina que traga vitalidade: boa alimentação, prática de exercícios físicos, treinamento da mente com mentalização e meditação, momentos de lazer e ócio criativo, boas relações humanas e pessoas queridas sempre por perto.
  1. Esteja em constante aprimoramento.

Mantendo o que foi alcançado

Seguindo estes passos, destaca Vanise, as chances de conquistar os objetivos de Ano Novo são potencialmente alavancadas: “O fator mais importante para quem deseja viver uma vida plena e com qualidade é ter clareza daquilo que se quer, clareza mental para definir seus objetivos de vida”.

É essa clareza, comenta, que nos faz adotar os hábitos necessários para o sucesso. “A neurociência comprova que vivemos até 98% nesse modo automático, buscando economizar energia para as coisas cotidianas. Como a criação de hábitos é inevitável, o segredo é criarmos hábitos positivos que nos conduzam às nossas metas, pois, por uma lei da natureza, eles tendem a entrar nesse automatismo”, pontua.

Vanise Pires, diretora da escola DeROSE Method Cambuí. Foto: Renato Junque/Divulgação.

O empreendedor do DeROSE Method, Daniel Guzmán, também destaca a singularidade de cada indivíduo. “Trata-se de uma percepção muito particular, o que quer dizer que duas pessoas podem ter vidas “idênticas”, mas se a percepção de ambas for diferente, o nível de qualidade de vida segundo o questionário da OMS será diferente”, esclarece.

Nesse sentido, o autoconhecimento é um dos fatores chaves. “O autoconhecimento é um estilo de vida. Assim como a atividade física, se deixamos de praticá-lo, estacionamos e podemos comprometer nosso bem estar”, alerta.

Daniel Guzmán, empreendedor do DeROSE Method. Foto: Renato Junque/Divulgação.

Por isso, o método preconiza que, mesmo após o alcance das metas estabelecidas, devemos estar atentos para não perdemos o que foi conquistado. “É importante ficar atento, para seguir disciplinado e colocar no automático os hábitos que levaram a essa vida plena. Se ela deslizar um dia ou outro, tudo bem, basta voltar à rotina no dia seguinte, sem jamais perder a força”, finaliza Vanise Peres.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar