Acontece

Canadenses não querem pagar despesas de Harry e Meghan

Harry e Meghan
Meghan e Harry. Foto: Reprodução.
Pesquisa foi realizada pela empresa Angus Reid.

Boa parte dos canadenses não deseja que o governo local assuma as despesas dos duques de Sussex, Harry e Meghan, caso eles decidam viver no país. Pelo menos é o que afirma a pesquisa demonstrativa realizada pela empresa Angus Reid, que entrevistou 1.154 pessoas.

Segundo o levantamento, 73% dos entrevistados não querem que o governo seja responsável pelos custos de moradia do príncipe e sua esposa. Isso inclui, também, o esquema de segurança que os protege no Canadá, e que poderia chegar a US$ 1,3 milhão por ano.

Leia mais

Harry antecipou saída da realeza devido à saúde mental de Meghan

Harry e Meghan
Meghan e Harry decidiram se afastar da família rela. Foto: Max Mumby/Getty Images

Mas, no entanto, o ministro de Finanças do país, Bill Morneau, afirma que ainda não sabe se a segurança do casal seria custeada com dinheiro público. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

De acordo com a pesquisa, 19% dos canadenses disseram, também, que não se importariam caso o governo quitasse parte das despesas de Meghan e Harry no país. E 3% afirmaram, inclusive, apoiar que o Canadá assuma todos os custos do casal.

Harry e Meghan
Elizabeth II, Meghan e Harry durante solenidade. Foto: MUMBY/INDIGO/GETTY

O levantamento, aliás, também avaliou o grau de popularidade da família real no país. Segundo a pesquisa, Harry é o membro mais querido, com 69% da população tendo uma imagem positiva do príncipe.

Em tempo, Elizabeth II é, oficialmente, a rainha do Canadá, uma monarquia parlamentarista. A pesquisa, assim, também analisou a percepção dos entrevistados diante da forma de governo. Segundo o estudo, aliás, 66% dos cidadãos acreditam que a Casa de Windsor, liderada pela monarca, está perdendo ou perdeu a relevância. E, ainda, aproximadamente 45% dos ouvidos consideram que o Canadá deveria deixar de ser uma monarquia constitucional no futuro.