Acontece

Harry e Meghan deixam de ser membros ativos da família real

Harry e Meghan
Harry e Meghan. Foto: Reprodução/Getty Images.
Comunicado divulgado neste sábado (18) pelo Palácio de Buckingham informou detalhes sobre o acordo de afastamento.

Um comunicado divulgado na tarde deste sábado (18) pelo Palácio de Buckingham informou detalhes do acordo sobre o afastamento do príncipe Harry e da duquesa Meghan Markle da família real. Segundo o documento, o casal deixará de usar os títulos reais e não receberá mais fundos públicos a partir de março.

O texto, assinado pela rainha Elizabeth II, também afirmou que Harry, Meghan e Archie, o pequeno filho do casal, sempre serão muito queridos na família, e desejou-lhes uma vida nova e pacífica. Nas últimas semanas, aliás, o assunto foi um dos mais comentados ao redor do mundo, ganhando até o apelido de Megxit, em alusão ao Brexit, movimento pela saída do Reino Unido da União Europeia.

Leia mais

Meghan e Harry podem lançar jornal e revista

Meghan, Harry e Archie. Foto: Toby Melville /PA Wire.

Vale lembar que o pedido de afastamento partiu do príncipe e sua esposa. Harry, inclusive, teria antecipado a saída da família real em preocupação à saúde mental de Meghan.

Após o acordo, o casal não usará mais seus títulos de “alteza real” nem será financiado com verba pública. Mas, ainda assim, Harry permanecerá príncipe e eles continuarão sendo os Duques de Sussex. Dessa forma, poderão continuar patrocinando todas as organizações e projetos sociais nos quais já estão envolvidos. No entanto, como explica reportagem do jornal El País, não poderão mais assinar seus nomes com o acrônimo HRM (Sua Majestade Real, Sua Alteza Real), e, consequentemente, não serão mais considerados representantes da rainha ou da monarquia britânica.

Harry e Meghan
O casal pediu o afastamento da família real neste mês. Foto: Chris Jackson/AP

No texto divulgado pelo Palácio, a rainha também destacou que se sente particularmente orgulhosa pela maneira como Meghan se tornou rapidamente membro da família real. Elizabeth, ainda, reconheceu os desafios enfrentados pelo neto e sua esposa durante os últimos dois anos e afirmou que apoia o desejo deles de terem uma vida mais independente.