Carnaval

Conheça o Galo da Madrugada 2020

Leopoldo Nóbrega. Foto Rafael Furtado/Folha PE.
O artista plástico Leopoldo Nóbrega é o responsável pela criação.

A Prefeitura do Recife e o artista plástico Leopoldo Nóbrega apresentaram, nesta terça-feira (28), o projeto da escultura gigante do Galo da Madrugada 2020. Com proposta ecofuturista, o símbolo do Carnaval pernambucano virá vestido com resíduos tecnológicos, arte e luzes de LED.

E a produção ainda contará com uma novidade, pela primeira vez terá a participação de crianças, que atuarão nas oficinas conduzidas pelo artista. Tudo dialogando, assim, com o tema da folia recifense neste ano: O Circo, a Criança e a Cultura Popular.

Leia mais

Veja as novidades e a programação completa do Carnaval do Recife

Sob o título “Galo Circense de olho no futuro”, o famoso Galo Gigante vem, então, vestido com o colorido e alegria da arte do circo. Somando, ainda, a criatividade das crianças, que chega reforçando a importância da cultura popular na maior festa de rua do Mundo.

Desenho do Galo 2020. Foto: Divulgação.

A ideia é que o importante personagem seja futurista, sustentável, original e inovador. Como destacou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura do Recife, Ana Paula Vilaça: “É um galo conceitual e inovador, que também fomenta a economia criativa da cidade”.

O artista plástico Leopoldo Nóbrega, autor da obra, falou sobre a sua inspiração. “Eu queria rever as previsões da “moda futurista” dos anos 60 e repensar como aquela estética geométrica circular padronizada dialogaria com a realidade de hoje. Foi aí que surgiu uma fantasia escultórica, com estrutura modulada de discos de vinil descartados, composta por materiais alternativos e sobras do Galo Artesão (2019), questionando o próprio lixo tecnológico como desejo de consumo e ponto de partida para uma artesania autoral. A sustentabilidade não sai da moda e ela tem seu legado fundamental nessa história”, explicou.

Leopoldo Nóbrega. Foto Rafael Furtado/Folha PE.

A expectativa é de que o Galo Gigante da Ponte Duarte Coelho esteja de pé nos primeiros acordes dos clarins de Momo na madrugada do dia 21 de fevereiro, dia da abertura oficial do Carnaval do Recife 2020.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar