Acontece

Cruzeiro está isolado em Roma por suspeita de Coronavírus

Navio está bloqueado próximo à Roma - Foto: Divulgação/Folhapress
Cerca de sete mil pessoas estão impedidas de saírem do navio

Cerca de sete mil pessoas estão sendo impedidas de sairem de um cruzeiro no porto italiano de Civitavecchia, próximo à Roma, por causa de casos suspeitos de coronavírus a bordo, de acordo com autoridades de saúde locais.

“O Ministério da Saúde nos alertou sobre possíveis casos e enviou três médicos a bordo para realizar os exames prévios”, informou à AFP uma porta-voz do centro de saúde de Civitavecchia. A empresa italiana Costa Cruzeiros, responsável pela viagem, confirmou que 6.000 passageiros estão a bordo e as demais pessoas são integrantes da tripulação.

A empresa de cruzeiros explicou que “ativou o protocolo para um caso suspeito relacionado a um hóspede de Macau atualmente a bordo do Costa Smeralda”, segundo o comunicado. “A mulher, de 54 anos, foi colocada em um quarto isolado da enfermaria a bordo, juntamente com seu companheiro de viagem”, informou.

O navio, de propriedade de uma das maiores empresas de cruzeiros do mundo, veio de Palma de Mallorca e estava programado para realizar uma viagem de uma semana pelo Mediterrâneo. O casal voou para Milão de Hong Kong em 25 de janeiro antes de embarcar no cruzeiro, informou a mídia italiana. Um dos passageiros, aliás, disse que ninguém entra no barco, exceto os médicos, e que teme que as férias acabem virando um pesadelo.

Na China, toda a população está sendo verificada – Foto: Divulgação
Na China

A China informou, nesta quinta-feira (30), o pior número de mortos em um dia: 38, devido ao novo coronavírus, enquanto a preocupação global cresce com o aumento do contágio. No total, 170 morreram na China, e mais de 7.700 pessoas foram infectadas no mundo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), que instou o “mundo inteiro a agir”, se reunirá nesta quinta-feira (30) para determinar se a epidemia constitui uma emergência internacional de saúde.