Acontece Política

Germana Laureano recebeu todos em posse prestigiada do MPCO

Germana Laureano e Paulo Câmara. Foto: Arthur Mota/FolhaPE.
A cerimônia foi marcada por discursos sobre a participação das mulheres no mercado e na sociedade.

Quinta-feira movimentada no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE). Isso porque aconteceu nesta manhã (30) a cerimônia de posse da procuradora-geral do Ministério Público de Contas, Germana Laureano. Reconduzida ao cargo após eleição de seus pares, ela permanecerá à frente da instituição no biênio 2020/2021.

Aqui, inclusive, destaca-se um fato inédito. Esta foi a primeira vez que o próprio chefe do MPCO conduziu a formação da lista tríplice dos indicados ao cargo. Antes, tal competência era do presidente do TCE e há muito existia essa demanda por parte dos procuradores. “Foi a eleição que selou o destino do MPCO para o biênio 2020/2021. A primeira ocorrida nas suas próprias hostes. Momento histórico, emblemático, repleto de simbologia e significado”, celebrou a procuradora-geral recém empossada.

Leia mais

Lula afirma que Marília Arraes será candidata à prefeita do Recife

Aluísio Lessa e Germana Laureano. Foto: Arthur Mota/FolhaPE.
Tomaz Alencar e Sileno Guedes. Foto: Arthur Mota/FolhaPE.

A cerimônia, aliás, foi muito prestigiada. E Germana, com muita alegria e emoção, recebeu os cumprimentos de políticos, juristas e personalidades públicas. O governador Paulo Câmara foi um dos que compareceram ao evento, recebendo, cordialmente, os cumprimentos dos conselheiros do Tribunal. “Eu quero agradecer ao governador Paulo Câmara que sempre prestigia os eventos desta casa”, comentou Teresa Duere, única mulher a compor o Conselho do TCE.

As questões de gênero, inclusive, deram o tom do seu discurso em homenagem à recondução de Germana. “Trago todos os sentimentos do mundo para poder saudar uma mulher tão vitoriosa, cidadã, quanto Germana Laureano”, disse. Ela falou, também, sobre a presença da cantora Nena Queiroga, que conduziu os hinos Nacional e de Pernambuco, e da jornalista Clarissa Góes, mestre de cerimônias do evento.

Teresa Duere e e Germana Laureano. Foto: Arthur Mota/FolhaPE.
Germana Laureano assina o termo de posse ao lado do presidente do TCE-PE, Dirceu Rodolfo. Foto: Arthur Mota/FolhaPE.

Houve ainda tempo para lembrar a Germana criança, apaixonada por literatura, que escreveu seu primeiro livro ainda na infância. E terminou citando os famosos versos de Cora Coralina: “Não sei… Se a vida é curta ou longa demais pra nós. Mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas”.

Quem também fez as honras da casa foi o presidente do TCE, Dirceu Rodolfo, que também falou sobre questões de gênero. “Desejo-lhe sucesso do tamanho do seu enorme talento”, afirmou. Ele, inclusive, que é o primeiro chefe do Tribunal oriundo do MPCO, tomou posse no início deste mês.

E Germana agradeceu todas as belas palavras que ouviu. Agradeceu aos amigos procuradores, aos membros do TCE, aos servidores, à família. Lembrou, também, o conselheiro João Campos, falecido no ano passado. Foi emoção em muitos momentos da sua fala.

Marcos Lira e Adriana Rocha. Foto: Arthur Mota/FolhaPE.
Gomes de Matos e Gilberto Freyre Neto. Foto: Arthur Mota/FolhaPE.

“Gratidão aos meus familiares e amigos aqui presentes. Gratidão aos meus irmãos, meus fieis escudeiros. Gratidão, sem tamanho, aos meus pais, Laureano e Laís, pelas valiosas lições de integridade, ética, honestidade e lealdade . Ser fruto de vocês é o meu maior orgulho e os sobrenomes que carrego, meu maior patrimônio. E minha eterna gratidão a minha filha Bruna, por encher meus olhos e acalentar a minha alma a cada dia, com o mais sublime amor”, disse em trechos do seu discurso.

Sobre a continuidade da gestão, afirmou que TCE e MPCO devem caminhar juntos, afinal, em suas palavras, são dois lados da mesma moeda. “Nunca haverá um Tribunal de Contas forte sem um Ministério Público de Contas igualmente forte ao lado, tampouco é possível cogitar de um Ministério Público de Contas  robusto atuando junto a um Tribunal de Contas desaparelhado, incapacitado, inepto”, comparou. Garantiu, também, que intensificará ainda mais a relação com os outros órgãos envolvidos no controle da administração pública.

Sivaldo Albino, Eriberto Medeiros, João Paulo Costa e Guilherme Uchoa. Foto: Arthur Mota/FolhaPE.
Vesta Pires, Bruno Baptista, Diana Câmara e Jayme Asfora. Foto: Arthur Mota/FolhaPE.

Encerrou seu discurso ao som de aplausos e citando trechos da canção de Guilherme Arantes. “Amanhã, será um lindo dia, da mais louca alegria que se possa imaginar. Que será redobrada a força. E que a luminosidade, alheia a qualquer vontade, possa imperar. Que será pleno”.