Acontece

Pernambuco tem maior rede de comércio de orgânicos do NE

Feira de Orgânicos - Foto: Divulgação
O Estado conta com 103 feiras orgânicas cadastradas

Pernambuco bateu mais um recorde. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), o Estado tem a maior rede de comercialização de produtos orgânicos do Norte e Nordeste. Ao todo são 103 feiras cadastradas. Isso, aliás, é a segunda maior rede de espaços orgânicos do País. Além disso, desde a criação do Programa Circuito Pernambuco Orgânico, em 2019, o número de feiras orgânicas ou agroecológicas no estado cresceu 24%. O número passou de 83 espaços, para 103 ao final do ano passado.

Feira de produtos orgânicos – Foto: Edilson Júnior/SDA
Leia Mais

Pernambuco vai adotar placa Mercosul a partir desta segunda (3)

Hoje, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o número de produtores orgânicos cadastrados em Pernambuco também cresceu. Eles saltaram de 849 para 1.044 ao longo de 2019. “Isso reflete o crescimento também da quantidade de OCSs (Organizações de Controle Social) em Pernambuco. Hoje temos 52 OCSs em Pernambuco, seis a mais que no início dos trabalhos do Circuito Pernambuco Orgânico”, detalha o gerente de Processos Agroecológicos da SDA, Maílson Pedro Rodrigues. Ele, aliás, acrescenta que é a vinculação a uma OCS que permite aos agricultores e agricultoras serem reconhecidos como produtores orgânicos.

De acordo com o secretário Dilson Peixoto, ao contrário do Governo Federal que vem liberando de forma acelerada novas fórmulas de agrotóxicos, o Governo de Pernambuco vem atuando para ampliar a rede de feiras orgânicas em todo o estado e trabalhando para formalizar mais agricultores e agricultoras como produtores orgânicas.

Dilson Peixoto – Foto: Arquivo FolhaPE

“Enquanto em Brasília o Ministério da Agricultura liberou a utilização de 439 agrotóxicos apenas em 2019, em Pernambuco a prioridade é oferecer alimentos saudáveis e livres de produtos químicos para a população. Estamos trabalhando para fortalecer a produção orgânica, tanto ampliando os espaços de comercialização como incentivado os agricultores a se formalizarem como produtores orgânicos. Muitos produtores rurais já adotam práticas orgânicas, mas não têm conhecimento desse diferencial e terminam comercializando seus produtos como produtos convencionais”, destaca Dilson Peixoto.