Beleza

Saiba como cuidar da pele diante do excesso de sol

Saiba como cuidar da pele diante do excesso de sol - Foto: Divulgação
Especialista alerta sobre risco de descamação da pele

Quem exagera no bronze pode sofrer graves consequências. Um dos efeitos mais incômodos é a descamação, processo de inflamação na epiderme. “A camada mais superficial da pele está propensa a um processo de renovação, visto que os raios solares intensificam a divisão das células e causam um aumento de espessura. No verão, as altas temperaturas nos fazem perder água e essas células morrem, é aí que começam os desconfortos da descamação” explica Patrícia Guimarães, dermatologista da Real Derma.

Leia Mais

Tutorial: Confira makes para arrasar no Carnaval

Para evitar esse tipo de problema, o ideal é fugir da exposição prologada ao sol entre às 9h e 16h. Além disso, também é importante lembrar que a proteção solar fator acima de 30 é item obrigatório. “É necessário reaplicar a cada duas horas”, orienta a dermatologista. Mas, para quem já sofre de algum processo de descamação, o recomendado é não se expor novamente aos raios solares e deixar a cútis descansar até voltar ao normal.

Proteção solar é essencial – Foto: Divulgação

“Com a camada mais superficial saindo, a mais profunda fica exposta, é por isso que a falta de cuidados resulta em manchas e queimaduras graves”, revela Patrícia Guimarães. Ou seja, puxar a pele ou usar esfoliantes não ajuda em nada. A especialista sugere banhos frios e uso contínuo de creme hidratante à base de vitamina C, até a recuperação completa da pele. Outra dica importante é aumentar a ingestão de água para garantir o bom funcionamento do organismo.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar