Política

Jair Bolsonaro tira Onyx Lorenzoni da Casa Civil

Jair Bolsonaro e Onyx Lorenzoni - Foto: Divulgação
Onyx será substituído pelo general Walter Braga Netto

O presidente Jair Bolsonaro retirou Onyx Lorenzoni da Casa Civil. Ele deverá ser deslocado para o Ministério da Cidadania, hoje comandado por Osmar Terra. Onyx será substituído pelo general Walter Braga Netto, atual Chefe do Estado-Maior do Exército e que comandou a intervenção no Rio de Janeiro em 2018. Desta forma, todos os ministros que trabalham dentro do Palácio do Planalto serão de origem militar.

Um importante auxiliar de Bolsonaro definiu o novo escolhido para a Casa Civil como “um homem muito preparado”. Disse ainda que ele vai fazer no governo o que faz no Exército. A troca no governo é a segunda feita em menos de uma semana. Braga Netto disse para o jornal Estadão: “Estou com o comandante”. E, em seguida, desligou o telefone.

Após o esvaziamento da Casa Civil, o principal impasse para Bolsonaro efetivar a troca no comando da pasta era escolher o nome que substituiria Onyx na função. A ideia, de acordo com duas fontes do governo, era colocar alguém com perfil técnico ou da área militar para evitar que o Palácio do Planalto seja usado para pretensões eleitorais, ideia que aborrece Bolsonaro. Como saída honrosa, Bolsonaro deve transferir Onyx ao Ministério da Cidadania no lugar de Terra.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar