Carnaval

Make carnavalesca: como evitar irritações na pele ao usar glitter

Maquiagem com glitter (Foto: Reprodução/Instagram/Bohofaux)
Dermatologista dá dicas para brilhar sem sofrimento neste Carnaval

Já é consenso que brilho é um elemento indispensável nas produções carnavalescas. Seja no look, no cabelo, nos acessórios ou na maquiagem, todo mundo adora se produzir usando muito glitter e purpurina. Mas, na hora de usar o pó brilhante na pele, é importante tomar alguns cuidados. Afinal, o objetivo é brilhar e não sofrer com alergias e irritações.

Glitter colorido (Foto: Reprodução)
Leia mais

Olhos coloridos são tendência para o Carnaval 2020

Antes de tudo, é importante ler com atenção as informações disponíveis na embalagem do produto. Lá, você consegue verificar se o glitter passou por testes de controle de qualidade. “Todos os cosméticos devem ser submetidos aos testes da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para saber se suas matérias-primas são adequadas para a pele”, alerta a dermatologista da Real Derma, Patrícia Guimarães.

Make brilhosa (Foto: Pinterest/Reprodução)

Outra dica interessante é testar o produto uma semana antes, seja ele glitter, purpurina ou pedrinhas de strass. “O recomendado é aplicar na parte interna das mãos e verificar como a pele reage depois de algumas horas”, ensina Patrícia. A especialista também sugere versões hipoalergênicas dos produtos, destacando que a preparação da pele também faz muita diferença. “A combinação de protetor solar e base cosmética também faz sucesso, garantindo proteção e beleza”, lembrou.

Pedrinhas de strass abaixo dos olhos (Foto: Reprodução)

Também deve haver cuidado na hora de retirar a maquiagem, lembrando de nunca esfregar a pele para remover as partículas de brilho. A Dra. Patrícia Guimarães recomenda, inclusive, o uso de demaquilante bifásico e água micelar para remover melhor os produtos usados no rosto. Um pouco de algodão úmido é suficiente, e a aplicação precisa ser sutil, com movimentos circulares. “Pode repetir o processo até a pele ficar completamente limpa”, complementa dermatologista.

Por fim, a especialista lembra: em caso de reações alérgicas, lave a área afetada imediatamente com água fria e consulte um médico.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar