Malas Prontas

Cinco lugares para fugir da folia do Carnaval

Cachoeira de Deus - Foto: Divulgação
Conheça locais paradisíacos próximo aos polos de festa, mas longe da multidão

Carnaval é época de muita festa e multidão, mas nem todo mundo gosta de estar no meio da bagunça. Alguns, aliás, preferem viajar para lugares mais tranquilos e aproveitar o feriadão em um ritmo mais lente. Pensando nisso, separamos cinco destinos próximos aos grandes polos de folia, mas ainda assim longe da multidão que se reúne para curtir o Carnaval.

Bonito (PE)

Quando pensamos em Carnaval, logo as imagens da folia pernambucana chegam à mente. Desde o gigante Galo da Madrugada, até os blocos que descem e sobem as ladeiras de Olinda, o que não faltam são opções para curtir. Mas, para quem busca fugir da bagunça, o Estado também reserva ótimas opções. Apesar de lindas praias, sugerimos para os amantes da tranquilidade uma visita a Bonito. Localizado a poucas horas do Recife, o município é conhecido como uma das sete maravilhas de Pernambuco. Além disso, os visitantes podem aproveitar belas quedas d’água e diversas atividades de aventura em meio a natureza, como rapel, tirolesa, arvorismo, teleférico e até voo de balão.

Penedo (RJ)

Outro destino muito procurado no Carnaval é o Rio de Janeiro. Além das festas de rua, a capital carioca fica lotada de foliões doidos para conferir um pedacinho do famoso desfile das escolas de samba pela Sapucaí. É verdade que a capital é famosa pelo Carnaval, mas o Estado também reserva destinos para aqueles que querem passar longe da festa. Um desses destinos é Penedo, que fica na Serra da Mantiqueira, a 170 km do Rio de Janeiro.

Este distrito da cidade de Itatiaia é conhecido como a Pequena Finlândia, por ter surgido a partir da chegada de imigrantes finlandeses. Aliás, a natureza é uma das suas maiores atrações. A Cachoeira de Deus é um queda d’água de 15 metros, com acesso por uma trilha bem leve. Também é possível fazer passeios de cavalo e percorrer outras trilhas do Parque Nacional de Itatiaia. À noite, o melhor programa é aproveitar alguns dos restaurantes do distrito, e comer um chocolate das lojinhas locais de sobremesa.

Cachoeira de Deus – Foto: Divulgação
Penedo, aliás, é famosa por suas lojas de sobremesa – Foto: Divulgação
Baixio (BA)

Com 5 lagos e 14 nascentes, Baixio faz parte dos destinos na Bahia para fugir do óbvio. Aliás, o local é pouco conhecido pelos turistas, o que garante tranquilidade para quem quer fugir do Carnaval. Apesar disso, o município fica próximo a Salvador, a apenas 130 km de distância. O local é cercado por passeios ecológico e trilhas, que levam para as famosas lagoas, que contém águas cristalinas e mornas, ótimas para banho. Além disso, é possível ver uma visão panorâmica e apreciar a vista da subida dos morros.

Lagoa Azul em Baixio – Foto: Divulgação
Lagoa Verde em Baixio – Foto: Divulgação
Serra da Canastra (MG)

O Carnaval de Belo Horizonte vem crescendo bastante nos últimos anos. Com isso, muitos mineiros que não curtem a festa buscam alternativas para fugir dos agitos da folia. O Parque Nacional da Serra da Canastra é um paraíso para quem quer um Carnaval tranquilo, aproveitando o feriado perto da natureza e longe da agitação da cidade grande. Entre as atrações do parque, a Cachoeira Casca D’Anta se destaca. Ela é a mais alta queda d’água do rio São Francisco, com 186 metros de altura. O local também possui uma infinidade de trilhas, e possibilidades de passeios, incluindo um safari fotográfico para ver de perto animais locais como tamanduá-bandeira e o lobo-guará.

Cachoeira Casca D’Anta em São Roque de Minas – Foto: Fábio Rage/Secretaria Municipal de Turismo e Cultura/Divulgação
Piscina natural da parte alta da cachoeira Casca D´anta – Foto: Atusca/Divulgação
Chapada dos Veadeiros (GO)

Considerada Patrimônio Natural pela UNESCO, a Chapada dos Veadeiros reúne algumas das mais belas paisagens do cenário natural brasileiro, sendo uma boa opção para fugir da folia. O cenário é composto por cânions, cachoeiras, rios, piscinas naturais e enormes paredões rochosos. As opções de passeios e atividades podem ser com ou sem adrenalina. Escolha entre subir no Mirante do Jardim de Maitreya para apreciar a paisagem, ou encarar a difícil Trilha dos Saltos e mergulhar sob uma cachoeira de 120 metros de altura.

Cachoeira Santa Barbara, na Chapada dos Veadeiros – Foto: Divulgação
Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros – Foto: Divulgação

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar