Carnaval Lifestyle

Como Carnaval e redes sociais podem influenciar a saúde mental?

Foliões brincam Carnaval. Foto: Reprodução/ La Plage.
Especialistas dão dicas de como não se deixar levar pela ansiedade ou comparações.

Chegamos a uma das mais queridas épocas do ano pelos brasileiros: o Carnaval. E neste período tem algo que se intensifica ainda mais: as publicações nas redes sociais. Internet e dias de folia parecem a combinação perfeita para muitas pessoas, que gostam de compartilhar seus momentos de alegria e entusiasmo com amigos e seguidores.

Mas, no entanto, a visualização dessa “felicidade compartilhada” pode gerar sentimentos de comparação e afetar as emoções e a saúde mental dos expectadores mais sensíveis. Segundo a psicanalista e colunista voluntária do Instituto Bem do Estar, Mirmila Musse, o consumo excessivo das mídias sociais pode aumentar os casos de ansiedade e depressão.

Leia mais

Oito passos para conquistar mais qualidade de vida em 2020

“A baixa autoestima, sintoma bem contemporâneo do sofrimento moderno, intensifica-se na relação virtual, ampliando a sensação e a suposição imaginária de que o outro pode, é ou possui o que lhe falta”, comentou.

 

Isabel Marçal, presidente do Instituto Bem do Estar.

Para a presidente do Instituto Bem do Estar, Isabel Marçal, é preciso ter cautela com as sensações de aceitação e popularidade causadas no ambiente virtual. “As redes sociais mexem com o nosso instinto do reconhecimento social, aquela sensação boa que você tem quando recebe muitos likes em uma foto que acabou de postar”, pontuou.

Ela apontou, ainda, dados que demonstram os danos que podem ser causados por esse tipo de mídia. “De acordo com um estudo da Royal Society For Public Health, do qual participaram 1.500 voluntários de 14 a 24 anos, sendo que 90% deles utilizam mídias sociais, o Instagram é o líder do ranking de redes sociais mais aliadas à sensação de solidão e ansiedade. Além de ser descrito pelos jovens como mais viciante do que cigarros e álcool”, comparou.

Resultado de imagem para instagram ansiedade

Como no Carnaval é praticamente inevitável que as pessoas compartilhem seus momentos de diversão, Isabel Marçal dá algumas dicas para que os usuários não se deixem levar pela ansiedade ou aumentem a baixa autoestima devido às comparações: “O grande segredo para proteger sua saúde da mente dos malefícios das redes sociais reside em não permitir que sejam substitutas da vida real e da convivência com outros seres humanos”.

Leia mais

É verão! Saiba como cuidar dos cabelos neste clima de sol

Além disso, explica, alguns hábitos podem ser adotados:

  • preste atenção em como você se sente nas interações virtuais;
  • pense em para que elas te servem e o que realmente quer consumir;
  • restrinja redes que não te tragam benefícios;
  • estabeleça o tempo que você gostaria de passar em cada rede;
  • limite onde e quando utilizá-las; e
  • pratique momentos ou até períodos de desconexão total, periodicamente.

E finaliza: “Aproveite o Carnaval para estar presente, curtindo o momento com as pessoas ao seu redor ou até sozinho, descansando. Desconecte-se do mundo paralelo – e por vezes imaginário – das redes sociais e sinta a alegria do Carnaval. A saúde da sua mente agradece”.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar