Acontece

Brasileiros trazidos da China estão liberados da quarentena

O Ministro da Defesa Fernando Azevedo compareceu à cerimônia de liberação (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
A última coleta de material dos 58 repatriados, realizada na sexta-feira (21) confirmou que eles não foram infectados pelo novo coronavírus

O grupo de 58 brasileiros trazidos da China foi liberado da Base Aérea de Anápolis, em Goiás, no fim da manhã deste domingo (23). Os repatriados estavam de quarentena desde o dia 09 de fevereiro, e a previsão para saída era o dia 27. Mas a terceira e última coleta de material, realizada na sexta (21), confirmou que eles estão livres do novo coronavírus, segundo análise do Laboratório Central do Estado de Goiás. Cada um dos repatriados recebeu uma declaração do Ministério da Saúde informando o estado de saúde livre da doença.

Leia mais

Aeroporto de Salvador adota medidas de controle do Coronavírus

“O sentimento é de orgulho, de missão cumprida”, celebrou o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo. Ele discursou na cerimônia de encerramento da Operação Regresso à Pátria Amada Brasil. Estiveram presentes, também, o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, e o prefeito de Anápolis, Roberto Naves.

Alguns dos brasileiros que estavam no confinamento (Foto: Reprodução)
Operação Regresso à Pátria Amada Brasil

Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira partiram para Wuhan, na China, no dia  05 de fevereiro. O objetivo da viagem era retirar da cidade, epicentro do coronavírus, 34 pessoas entre brasileiros e familiares de outras nacionalidades. Os repatriados chegaram ao Brasil no dia 09 de fevereiro, para iniciar uma quarentena de dezoito dias. Além deles, 24 profissionais que fizeram parte do resgate também estavam cumprindo a ordem de confinamento. O procedimento é um protocolo internacional para evitar a disseminação da doença no Brasil. Até o momento, não há registro do novo coronavírus no Brasil.