Acontece

Olimpíadas 2020 podem ser canceladas por causa do coronavírus

(Foto: Reprodução/J.P.Engelbrecht)
Mais antigo dirigente do COI fez o alerta, mas a Organização nega que exista essa possibilidade

Marcados para julho de 2020, os Jogos Olímpicos de 2020 sofrem chance de cancelamento por causa do surto atual do novo coronavírus (Covid-19). Foi o que disse o membro mais antigo do Comitê Olímpico Internacional (COI),  Dick Pound, em entrevista à agência de notícias Associated Press (AP) na terça (25). O evento está programado para acontecer em Tóquio, no Japão.

Leia mais

Primeiro caso suspeito de coronavírus chega a Pernambuco

Entretanto, o próprio Comitê veio a público nesta quarta (26) para confirmar que o evento acontecerá nas datas previstas. De acordo com a Organização, a declaração de Pound “não é necessariamente a visão coletiva do COI”. Além disso, segundo afirmações do jornal O Globo, a ministra dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, Seiko Hashimoto, insistiu as palavras do ex-nadador canadense “não são a posição oficial da entidade” e que os preparativos seguem normalmente.

Dick Pound é o mais antigo membro do COI (Foto: Reprodução/ Dave Chidley/CP)

Na visão de Pound, os organizadores do evento têm até maio para avaliar a situação e tomar uma decisão final. Caso o vírus não esteja controlado até lá, ele acredita que o cancelamento será uma realidade. “Essa é a nova guerra e você tem que encarar isso.”, declarou. Mas, na mesma entrevista, ele destacou que os Jogos devem ser mantidos nas datas programadas e”tudo seguirá como sempre”.

Há 164 casos de coronavírus confirmados no Japão (Foto: Philip Fong/Getty)

Até o momento, o Japão confirmou 164 casos de coronavírus e cinco mortes de pessoas infectadas ou com suspeitas de contágio. Além disso, há 700 pessoas infectadas a bordo de um navio atracado no porto de Yokohoma, ao sul de Tóquio.