Acontece

Espanha cancela apresentações de Plácido Domingo após assédio

Plácido Domingo é um cantor lírico de 79 anos (Foto: Reprodução/Attila Kisbenedek/AFP)
O tenor veio a público na terça (25) pedir perdão pelos abusos cometidos

O Ministério da Cultura da Espanha comunicou, na quarta-feira (26), que estão canceladas as apresentações de Plácido Domingo no Teatro de la Zarzuela, em Madrid. Lá, o tenor tinha shows programados para 14 e 15 de maio. O cancelamento aconteceu após terem vindo à tona os assédios sexuais cometidos por Plácido contra várias mulheres. O acusado comunicou na última terça (25) seu arrependimento. “Quero que saibam que sinto muito pelo sofrimento que causei a vocês”, declarou o artista de 79 anos.

Leia mais

Simony acusa Dudu Camargo de assédio

No texto enviado à AFP, Plácido ainda assegura que passou meses “refletindo sobre as acusações que várias colegas apresentaram” contra ele. “Respeito que estas mulheres finalmente se sentiram à vontade para falar”, acrescentou. Além disso, o cantor afirmou estar comprometido em “promover uma mudança positiva na indústria da ópera, para que ninguém mais tenha que passar por uma experiência assim”. Ele completou garantindo ter “o desejo fervoroso” de que a indústria da ópera seja mais “segura” para todos e que seu exemplo “estimule outros”.

(Foto: Reprodução/Lisi NiesnerEPA)

Em sua longa carreira, Plácido Domingo, atuou nas óperas mais prestigiosas do mundo e já venceu 12 prêmios Grammy. A partir de agosto de 2019 ele foi acusado por pelo menos 20 mulheres de beijá-las à força, agarrá-las ou acariciá-las sem consentimento. Alguns dos incidentes aconteceram há pelo menos 30 anos e grande parte das acusadoras são profissionais da indústria de música lírica.