Acontece

São Paulo registra 85 casos suspeitos de Coronavírus

Coronavírus - Foto: Divulgação
Até a quarta-feira (26), o Estado havia informado que trabalhava em 11 casos suspeitos

Após a confirmação de um caso do novo Coronavírus em São Paulo, de um homem de 61 anos que viajou recentemente para a Itália, o governo do Estado afirmou, nesta quinta (27), que existem 85 casos suspeitos de contaminação pela doença. A secretaria de saúde de São Paulo havia informado, quarta (26), que trabalhava em 11 casos suspeitos.

A diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado, Helena Sato, afirmou, nesta quinta (27), em entrevista coletiva, que os pacientes apresentam as condições específicas para serem enquadrados em casos suspeitos: tosse, febre, coriza e viagem para regiões de risco nas últimas semanas.

Coronavírus – Foto: Divulgação

“Entre esses 85 casos suspeitos, temos dois comunicantes do caso inicial [do homem em que foi detectada a presença do vírus]. O mais importante é ressaltar que todos estão muito bem, e estão em acompanhamento domiciliar”, disse Sato.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que, por conta do caso confirmado, o País vai antecipar a campanha de vacinação contra gripe em 23 dias. Desta forma, a ação vai começar no dia 23 de março e contará com auxílio do Instituto Butantan, que vai disponibilizar à pasta 75 milhões de doses da vacina.

Coronavírus – Foto: Divulgação

De acordo com David Uip, coordenador do Centro de Contigência do Covid-19 em São Paulo, o número de vacinas corresponde a um décimo da produção mundial das vacinas contra gripe.

“Essa vacina deixa o indivíduo protegido de cepas de influenza, por exemplo, e outras que são milhares de vezes mais comuns. (…) Essa campanha também vai ajudar os profissionais da saúde, vai auxiliar no raciocínio do médico quando ele souber que a pessoa já passou por uma vacinação, para que sejam pensadas outros tipos de virozes”, afirmou Mandetta.