Acontece

Coronavírus: PCR denuncia internauta que divulgou fake news

Foto: Reprodução/Andre Penner/AP Photo
Cidadão que divulgou informações falsas sobre a quantidade de casos confirmados do novo coronavírus já foi localizado e intimado a depôr

A Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), prestou queixa contra um internauta nesta sexta (28). O motivo foi que o homem divulgou nas redes sociais a informação falsa de que existem “61 casos confirmados do coronavírus no Recife”. Residente na cidade de Jaboatão dos Guararapes, ele já foi localizado e irá prestar depoimento na próxima semana.

Leia mais

Olimpíadas 2020 podem ser canceladas por causa do coronavírus

“Bom e a prefeitura que ainda não divulgou os 61 casos confirmado do coronavírus no Recife e uma upa fechada vamos lá prefeito conta a realidade pra quem brincou o carnaval (SIC)”, escreveu o internauta. Questionado por outro usuário da rede social sobre como tinha obtido a informação, ele respondeu apenas que trabalhava na área de saúde. Desse modo, o requerimento da PGM tem como base o artigo 41 da Lei de Contravenções Penais, que tipifica como contravenção “Provocar alarme, anunciando desastre ou perigo inexistente, ou praticar qualquer ato capaz de produzir pânico ou tumulto”.

(Foto: Reprodução/Pilar Olivares/Reuters)

Em comunicado, a Prefeitura do Recife esclarece que desde o surgimento do primeiro caso suspeito, na última terça-feira (25), tem trabalhado em articulação com o Governo do Estado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde. A PCR afirma, ainda, que as informações oficiais sobre a situação dos casos são repassadas à população diariamente. Inclusive, de acordo com o último boletim divulgado na quinta-feira (27), existem, no momento, cinco casos suspeitos de Covid-19, e um já foi descartado.