À mesa

Léo Paixão ensinou culinária mineira no abre do Festival Gastrô

Léo Paixão - Foto: Thiago Medeiros/Divulgação
O renomado chef é um dos jurados do programa global Mestre do Sabor

O chef Léo Paixão, um dos jurados do programa global Mestre do Sabor, aterrisou no Recife para participar da abertura da 4ª edição do Festival Gastrô do Shopping Recife. A Praça de Eventos do mall virou uma verdadeira arena gastronômica atraindo o público que ama uma boa comida. O evento começou nesta sexta (28) e vai até o dia 8 de março com uma programação extensa: serão 35 workshops abertos ao público, mercado gourmet e ofertas nas operações de alimentação no centro de compras.

Leonardo Paixão começou o festival com um vídeo apresentando a sua trajetória. Para a surpresa de todos, o renomado chef é formado em medicina. Mas, pelo visto, ele não quis mesmo seguir a carreira. “Eu queria me aventurar mais. Foi quando eu arrumei um estágio em um restaurante. No meu primeiro dia, eu saí da cozinha com a certeza de que era aquilo que eu queria fazer pelo resto da minha vida”, disse.

Chef Léo Paixão – Foto: Thiago Medeiros/Divulgação

Logo depois, foi a hora de colocar a mão na massa. Léo começou, claro, pela entrada: preparou uma guioza de frango com quiabo que todo mundo ficou babando. Não deu para quem quis. Em seguida, o mineiro começou a preparar um dos pratos principais. Seguindo a culinária de Minas Gerais, especialidade do chef, Leonardo preparou um arroz com galinha, linguiça e, novamente, o quiabo, que, pelo visto, faz sucesso em seu Estado.

Léo Paixão ensinou delícias na culinária mineira – Foto: Thiago Medeiros/Divulgação

O toque final do prato foi o Lardo. Paixão explicou que o Lardo, camada de gordura por baixo da pele de algumas partes do porco, é bastante utilizada na culinária de diversos países. Ele pode ficar até três dias sendo temperado no sal e com alecrim, pois por falta de água, ele não absorve o sal e não fica salgado.

Primeiro prato principal de Léo Paixão – Foto: Juliana Gomes/Divulgação

Por fim, Leonardo Paixão ensinou a fazer a Barriga de porco com mil folhas de macaxeira, um prato, aliás, bastante conhecido. E também bastante demorada. Após cortar as macaxeiras em fatias finas (no sentido do comprimento), Leo explicou que a receita requer horas de forno e de geladeira. Já a barriga de porco necessita de, em média, quatro horas de forno. Mas o resultado é incrível. Todo mundo amou aprender um pouco da culinária mineira.

Segundo prato de Léo Paixão – Foto: Juliana Gomes/Divulgação

Após toda a aula-show que Léo Paixão deu no Festival Gastrô, o chef atendeu todos os fãs, um por um. Uma simpatia só. Ele, inclusive, revelou para o site Roberta Jungmann que a sua comida favorita em Pernambuco é o caldinho. “Aqui, vocês comem caldinho em qualquer lugar, em qualquer momento. Lá em Minas, só comemos no inverno”, explicou. Ele revelou também que o programa Mestre do Sabor terá uma nova temporada ainda este ano. Vale ficar ligadinho!

O Festival Gastrô do Shopping Recife vai até o dia 8 de março, na Praça de Eventos do mall. Realizado em parceria com o Instituto César Santos, o evento traz grandes destaques da culinária do Brasil, como Carlos Bertolazzi e a gaúcha Carla Pernambuco, chef que comandou programas como Brasil no Prato, da Fox Life, e o Com Que Receita Eu Vou, do Discovery Home & Health.

Festival Gastrô Shopping Recife – Foto: Thiago Medeiros/Divulgação

A garotada também ganhou programação especial do Festival Gastrô: neste sábado (29), domingo (1º) e no próximo dia 7 de março os pequenos poderão colocar a mão na massa, vivendo um dia de “minichef”. Os workshops são divididos por duas faixas de idades: de 6 a 9 anos e de 10 a 12 anos.

Todos os 35 workshops da programação do festival são gratuitas. Você pode fazer sua inscrição através do site www.shoppingrecife.com.br/festivalgastro.

Tem programação infantil também! – Foto: Divulgação

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar