Acontece

Segundo caso de Coronavírus confirmado no Brasil

Coronavírus - Foto: Divulgação
O paciente é morador de São Paulo e voltou de uma viagem à Milão, na Itália

O segundo caso do novo Coronavírus foi confirmado no Brasil. Trata-se de um homem que vive em São Paulo e voltou de uma viagem à Milão, na Itália. O Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo confirmaram a informação no sábado (29).

Mulher usando máscara protetora passa em frente ao Domo, em Milão, no norte da Itália – Foto: Yara Nardi/Reuters

De acordo com as instituições, o homem, de 32 anos, chegou ao Brasil na última quinta-feira (27). Ele veio de Milão, no norte da Itália, país com maior número de casos fora da Ásia. Em nota, o ministério da Saúde informou que o paciente sentiu os sintomas no mesmo dia do retorno ao Brasil. Ele relatou febre, tosse, dor de garganta, dor muscular e dor de cabeça. Aliás, segundo as autoridades brasileiras, o homem vestiu máscara durante todo o voo de volta a São Paulo.

Passageiros usam máscara no Aeroporto Internacional de Guarulhos – Foto: Sebastião Moreira/EFE

No momento, o paciente está em isolamento domiciliar, por não apresentar um quadro mais grave. Ele está ao lado da mulher, que não apresenta sintomas. Ainda assim, mesmo com o novo caso, o ministério afirmou que não há “mudanças no cenário nacional”. Ainda não existem evidências de que o novo coronavírus esteja circulando em território brasileiro.

Alguns funcionários do Aeroporto de Guarulhos usam máscaras após confirmação de casos de coronavírus no Brasil – Foto: Ronaldo Barreto/Futura Press

Segundo último balanço do Ministério da Saúde, até o sábado (29), haviam 207 casos suspeitos do novo coronavírus e 79 descartados em todo o Brasil. Aliás, São Paulo é o Estado com maior número de casos suspeitos (91), seguido do Rio Grande do Sul (27). Em Pernambuco, apenas cinco casos suspeitos foram relatados e dois descartados.