Acontece

OMS decreta pandemia mundial por novo coronavírus

Coronavírus - Foto: Divulgação
Havia pressão de diferentes países, inclusive do Brasil, para que a OMS reconhecesse o estado de pandemia. 

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, decretou, nesta quarta (11), a situação do novo coronavírus como uma pandemia mundial. Há algumas semanas, a entidade vinha resistindo a caracterizar a disseminação da Covid-19, embora a doença tenha atingido mais de 110 países.

Cerca de 118 mil pessoas já contraíram o coronavírus ao redor do mundo e mais de 4.300 mortes foram registradas (a maioria sendo na China e na Itália, os dois principais epicentros da Covid no mundo). “Estamos profundamente preocupados tanto pelos níveis alarmantes de propagação e gravidade como pelos indícios preocupantes de falta de ação. Portanto, avaliamos que a Covid-19 pode se caracterizar como uma pandemia”, disse o diretor-geral da OMS.

O diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Ghebreyesus – Foto: Denis Balibouse / REUTERS/Divulgação

Tedros ainda pontou que, apesar da mudança de categoria, representar uma nova etapa da disseminação do Sars-CoV-2, a palavra pandemia deve ser utilizada com “muita responsabilidade” para não gerar pânico. Aliás, havia pressão de diferentes países, inclusive do Brasil, para que a OMS reconhecesse o estado de pandemia.

O diretor-executivo do Programa de Emergência em Saúde da OMS, Mike Ryan, afirmou, na mesma coletiva, que o reconhecimento da situação como uma pandemia não mudará o planejamento da entidade. Ryan também avaliou a situação do Irã, um dos países mais afetados pela Covid-19, como “muito séria” e cobrou do governo maior vigilância.