Malas Prontas

Coronavírus: Europa fecha fronteiras por 30 dias

Homem usa máscara em aeroporto europeu - Foto: Enric Fontcuberta/EFE
A medida deve englobar 31 países do continente

A Europa fechará suas fronteiras para estrangeiros pelos próximos 30 dias. A medida foi anunciada na tarde desta segunda-feira (16) pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Aliás, 31 países irão aderir ao isolamento, sendo 27 da União Europeia e mais quatro que fazem parte da zona Schengen (Islândia, Noruega, Suíça e Liechtenstein).

Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen – Foto: Johanna Geron/Reuters
Leia Mais

American Airlines suspende voos entre Estados Unidos e Brasil

A decisão busca frear o avanço da pandemia de coronavírus no continente. Porém, algumas exceções ao bloqueio serão abertas. Cidadãos europeus, residentes e seus familiares diretos estão liberados para entrar na Europa. Além disso, profissionais de saúde ou de transporte, diplomatas, cientistas e trabalhadores em casos de emergência também não serão barrados nas fronteiras.

Família usa máscaras para se proteger do coronavírus em Roma, na Itália – Foto: Antonio Masiello/Getty Images

A Comissão Europeia quer criar também linhas expressas de passagem (chamadas de green lane) de carga entre os estados membros do bloco. Isso porque, segundo Eric Mamer, porta-voz de Ursula, longas filas de caminhões estão se formando nas estradas, impedindo que alimentos, remédios, peças e insumos cheguem às fábricas e prejudicando a produção inclusive de equipamentos de saúde.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar