Acontece

Bolsonaro ironiza Covid-19 e fará “festinha de aniversário”

Jair Bolsonaro - Foto: Evaristo Sá/AFP
O presidente contradisse a portaria assinada por Luiz Henrique Mandetta e Sérgio Moro

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ironizar a pandemia do novo coronavírus. Em entrevista nesta terça-feira (17) à rádio Super Tupi, o Chefe do Executivo Nacional afirmou que existe “certa histeria” em relação à crise da doença. Além disso, Bolsonaro também informou que fará uma “tradicional festinha” para celebrar seus 65 anos, que acontece neste sábado (21).

Bolsonaro durante manifestação de domingo (15) – Foto: Sérgio Lima/Poder360
Leia Mais

Jurista pede que Bolsonaro passe por avaliação de sanidade mental

“Eu faço 65 [anos] daqui a quatro dias. Vai ter uma festinha tradicional aqui. Até porque eu faço aniversário dia 21 e minha esposa dia 22. São dois dias de festa aqui. Emenda, dia 21, próximo de meia-noite ela me cumprimenta; logo depois eu a cumprimento”, disse o presidente. Aliás, as atitudes de Bolsonaro contradizem os ministros da Justiça, Sergio Moro, e da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Eles editaram, nesta segunda-feira (17), uma portaria para o combate à pandemia de coronavírus, autorizando o uso da força policial para obrigar indivíduos suspeitos de contaminação a ficar em isolamento ou quarentena e estabelecendo crimes no caso de descumprimento das medidas.

Moro Bolsonaro
Sérgio Moro e Jair Bolsonaro – Foto: Marcos Corrêa/PR
Mandetta e Bolsonaro – Foto: Gabriela Biló/Estadão

Além disso, Bolsonaro também afirmou que medidas adotadas por governadores para conter o Covid-19 vão prejudicar muito a economia. “Esse vírus trouxe uma certa histeria. Tem alguns governadores, no meu entender, posso até estar errado, que estão tomando medidas que vão prejudicar e muito a nossa economia”, declarou. “A vida continua, não tem que ter histeria. Não é porque tem uma aglomeração de pessoas aqui e acolá esporadicamente [que] tem que ser atacado exatamente isso. [É] tirar a histeria. Agora, o que acontece? Prejudica”, acrescentou o político.

Vale lembrar que Jair já havia descumprido ordens médicas e deixado o isolamento para participar dos protestos no domingo (15) em Brasília. Ele, aliás, cumprimentou manifestantes, tirou fotos e ficou bem próximo à multidão em frente ao Palácio do Planalto. O Ministério da Saúde já havia pedido para a população evitar aglomerações, que tornam-se focos de propagação do Covid-19.

O presidente Jair Bolsonaro cumprimenta apoiadores na frente do palácio do planalto, ao final da manifestação em favor do seu governo – Foto: Pedro Ladeira/Folhapress