Acontece

Bolsonaro enfrenta primeiros panelaços contra seu governo

Jair Bolsonaro - Foto: Divulgação
Recife, São Paulo, Rio de Janeiro e outras cidades registraram os protestos

Após diversas polêmicas sobre a forma como lida com a pandemia do coronavírus, Bolsonaro sofreu seu primeiro panelaço. Na noite de terça-feira (17), diversas cidades registraram a forma de protesto, que ficou famosa durante o impeachment de Dilma, em 2016. Recife, São Paulo, Rio de Janeiro e outras cidades registraram o panelaço da população.

Aliás, vale ressaltar que esta é uma forma consciente de protesto diante do Covid-19. Isso porque o Ministério da Saúde já pediu para que as pessoas evitem sair de casa e façam aglomerações. Ainda assim, pessoas foram para as ruas no domingo (15) protestar em apoio ao governo Bolsonaro. O presidente, aliás, apoiou os manifestantes e ainda cumprimentou aqueles que estiveram em Brasília, em frente o Palácio do Planalto. Inclusive, a atitude do Chefe do Executivo Nacional foi muito criticada por políticos, instituições e população. Ainda assim, Jair Bolsonaro minimizou os riscos da pandemia.

Bolsonaro durante manifestação de domingo (15) – Foto: Sérgio Lima/Poder360

A mobilização aconteceu um dia antes do ato convocado nas redes sociais. Por meio da internet, pessoas organizaram panelaços contra o presidente para a noite desta quarta-feira (18), porém as manifestações começaram já na terça (17). Aliás, os atos, chamados de “protestos da quarentena”, foram acompanhados de gritos de “Fora Bolsoanro”. Além disso, ainda na terça-feira, o primeiro pedido de afastamento de Jair Bolsonaro da presidência foi protocolado na Câmara.