Acontece

Estados brasileiros impõem controle sobre suas divisas

Passageiros e ônibus e aviões já estão tendo dificuldades para entrar em alguns estados - Foto: Montagem
Ao menos sete territórios da federação começam a dificultar a entrada e saída de pessoas

Parece que não são só países que impõem restrições à suas fronteiras. No Brasil, ao menos sete estados começam a controlar a entrada e saída de pessoas em suas divisas. O movimento, aliás, busca dificultar a entrada daqueles turistas que venham de territórios onde a transmissão do coronavírus já se alastrou.

Ônius ficam retidos na rodoviária do Rio de Janeiro – Foto: Divulgação
Leia Mais

Praias de Pernambuco serão interditadas a partir deste sábado (21)

No Nordeste, Bahia, Maranhão e Ceará já se mobilizam diante de suas divisas. O governador Rui Costa (PT-BA) entrou na justiça para conseguir uma liminar para barrar viajantes de São Paulo e do Rio de Janeiro. O objetivo é criar uma barreira sanitária entre a Bahia e esses estados. Aliás, A Bahia só conseguiu começar a inspeção de visitantes com autorização da Justiça Federal. Na decisão, o juiz Eduardo Carqueija afirmou que a proliferação do coronavírus está sendo arrasadora para os sistemas de saúde e que “sem a adoção das cautelas necessárias, o que se avizinha é um verdadeiro desastre”. Além disso, o Maranhão também entrará com uma ação judicial para ter mais controle sobre os viajantes que entram e saem do estado. Ceará proibiu a circulação também dentro do estado. Ainda nesta sexta-feira (20), os governadores do Nordeste farão reunião virtual para padronizar as suas ações.

Governador da Bahia, Rui Costa – Foto: Divulgação

Rio Grande do Sul também aumentou a fiscalização de suas divisas. O governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), baixou decreto proibindo a entrada de ônibus de outros estados, além de cultos religiosos com mais de 30 pessoas. O estado do Rio de Janeiro também suspendeu a circulação de ônibus de outros estados. Além disso, os veículos também não poderão deixar o território carioca.

Eduardo Leite – Foto: Aloisio Mauricio/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Piauí e Goiás também entraram na lista de estados brasileiros a ampliarem o controle de suas divisas. Tudo isso são tentativas de frear a propagação do coronavírus no país, que já registra 648 casos confirmados. Além de rodovias, alguns governadores estudam fechar seus aeroportos, não só para voos internacionais, como para aviões que venham de estados com grande número de infectados.