Acontece

Mato Grosso registra primeiro caso de coronavírus

Médico tratando paciente com coronavírus - Foto: Agência Xinhua
Ao todo, 22 estados mais o Distritor Federal já possuem casos confirmados de Covid-19

Mato Grosso registrou, nesta sexta-feira (20), o primeiro caso de coronavírus no estado. Dessa forma, já são 22 territórios brasileiros, mais o Distrito Federal, com infectados pelo Covid-19. Apenas Amapá, Roraima, Rondônia e Maranhão não registraram casos. Aliás, segundo balanço das Secretarias de Saúde, o Brasil já possui 649 casos confirmados da pandemia.

Teste de coronavírus – Foto: Reprodução/Getty Images
Leia Mais

Estados brasileiros impõem controle sobre suas divisas

O número apresentado pelos órgãos estaduais se difere do balanço realizado pelo Ministério da Saúde. Na noite de quinta-feira (19), a pasta havia divulgado 621 casos confirmados. Aliás, segundo representantes, órgão deixará de trabalhar com casos suspeitos e divulgará apenas situações confirmadas e mortes. No Brasil, já foram registradas sete mortes por coronavírus, sendo duas no Rio de Janeiro e cinco em São Paulo. Aliás, os dois estados do Sudeste abrangem a maioria dos casos do país – 286 confirmados em SP e 66 no RJ.

Paciente em frente ambulância em hospital de SP – Foto: Sérgio Lima/Poder360

Além disso, alguns estados já apresentam transmissão comunitária, ou seja, quando não é possível rastrear a origem da infecção. Os estados que apresentaram esse tipo de propagação do vírus são São Paulo, Pernambuco e Bahia. Além disso, ocorre isoladamente em três capitais: Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre (além das capitais de SP e PE).