Acontece

Passageiros do Silver Shadow são retirados do navio

O Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) da Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco (SDS-PE) iniciou, nesta sexta (20), a operação de traslado de tripulantes e passageiros do navio Silver Shadow, de bandeira das Bahamas, que se encontra em quarentena no Porto do Recife desde o último dia 12 de março.

Ao todo, 205 ocupantes do cruzeiro serão transportados diretamente para o Aeroporto Internacional do Recife, após negociações com as embaixadas e consulados de seus respectivos países. As demais 400 pessoas sairão nos próximos dias. Nenhum deles apresenta qualquer sintoma de doença infectocontagiosa. Há 120 profissionais de órgãos federais, estaduais e municipais, além da administradora do terminal aéreo e da empresa responsável pela embarcação, a Silversea Cruises.

Estão programados dois horários de saída do Porto do Recife: um às 15h45 (com 25 pessoas) e outro às 20h (com 180 pessoas). Ao todo, estão mobilizados cinco ônibus e três caminhões de carga. O primeiro contingente a deixar o navio em uma operação que terá três etapas. A primeira fase se dará ainda no Porto do Recife, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizará avaliação clínica dos ocupantes. Também acontecerá no navio todo o trâmite de imigração, para que o posterior embarque na aeronave tome o menor tempo possível.