Acontece

Brasil não tem recursos para combater o Covid, diz relatório do MS

O documento faz uma avaliação negativa sobre a estrutura física do país no combate à doença

Um relatório elaborado pela equipe técnica do Ministério da Saúde revelou que o Brasil não tem médicos, laboratórios e equipamentos suficientes para combater o novo coronavírus. O relatório, publicado no final da noite de sexta (3), foi emitido pelo Ministério da Saúde.

“Há carência de profissionais de saúde capacitados para manejo de equipamentos de ventilação mecânica, fisioterapia respiratória e cuidados avançados de enfermagem direcionados para o manejo clínico de pacientes graves de COVID-19 e profissionais treinados na atenção primária para o manejo clínico de casos leves de Síndrome Gripal”, diz um trecho do boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde e que compilou dados até a última sexta-feira.

Em outro trecho, o documento faz uma avaliação negativa sobre a estrutura física do país no combate à doença. Por já saber da questão, os estados têm criado leitos, inclusive em hospitais de campanha. “Os leitos de UTI e de internação não estão devidamente estruturados e nem em número suficiente para a fase mais aguda da epidemia”, informa o boletim.

adiamento
Luiz Henrique Mandetta – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

O Ministério aponta ainda que o Distrito Federal e os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas e Ceará são os que inspiram mais cuidado atualmente. A pasta teme que, nesses locais, a epidemia esteja em transição para uma fase conhecida como “aceleração descontrolada”.

O ministério divide as fases da epidemia em quatro: epidemia localizada, aceleração descontrolada, desaceleração e controle. Esses cinco estados são os que apresentam o maior número de casos confirmados por grupo de 100 mil habitantes. O documento diz ainda que a capacidade laboratorial do governo é insuficiente para atender à demanda projetada pelo Ministério da Saúde para o que considera que será a fase mais crítica da epidemia.

Para dar conta dessa fase, a rede nacional de laboratórios, composta por 27 laboratórios centrais nos estados e no Distrito Federal precisaria ampliar sua capacidade diária de processar exames que é de 6,7 mil por dia para algo em torno de 50 mil por dia, um aumento de 646%.

Bolsonaro e Mandetta  (Foto: Isac Nóbrega/PR)

Contrariando as declarações do presidente Jair Bolsonaro, que é contra a manutenção de medidas de distanciamento e isolamento social, o boletim reforça ainda que tais medidas precisam ser mantidas para evitar um aumento avanço maior da Covid-19 no Brasil. Bolsonaro estuda flexibilizar o isolamento em cidades pequenas e médias com poucos casos.