Acontece

Papa celebra missa do Domingo de Páscoa com igreja vazia

Papa Francisco celebra a MIssa de Páscoa no Vaticano - Foto: Handout/VATICAN MEDIA/AFP
Pontífice pediu união para enfrentar a pandemia e concedeu a tradicional benção 'Urbi et Orbi'

Mais um momento histórico foi presenciado no Vaticano neste domingo (12). A missa de Páscoa, com a tradicional benção “Urbi et Orbi” (à cidade de Roma e ao mundo), foi celebrada pelo Papa Francisco sem a presença de fiéis na Basílica de São Pedro, no Vaticano. As orações, aliás, puderam ser vistas ao vivo pelo site do Vaticano.

Papa Francisco celebra a missa de Páscoa, neste domingo (12), na Basílica de São Pedro, com as portas fechadas – Foto: Andreas Solaro/AFP
Leia Mais

Papa doa respiradores e equipamentos de proteção a hospital

Durante a missa, o Papa Francisco pediu união para enfrentar a pandemia do coronavírus, que já atingiu mais de 1,7 milhão de pessoas em todo o mundo. Além disso, fez um apelo especial para os mais necessitados, pedindo para que não faltem bens de primeira necessidade aos que vivem nas periferias, aos refugiados e aos desabrigados. “Este não é tempo para a indiferença, porque o mundo inteiro está sofrendo e deve sentir-se unido ao enfrentar a pandemia”, disse o sumo pontífice.

Papa Francisco beija o altar na missa do Domingo de Páscoa na Basílica de São Pedro – Foto: Andreas Solaro/AFP

Surpreendentemente, Francisco abriu mão do rito do “Resurrexit”, que recorda a surpresa do apóstolo Pedro ao ver o sepulcro vazio. Ainda assim, o Papa dedicou sua mensagem aos afetados diretamente pelo novo coronavírus, como enfermos, mortos e famílias das vítimas. “Palavras como indiferença, egoísmo, divisão, esquecimento não são as que queremos ouvir neste tempo. Mais, queremos bani-las de todos os tempos! Essas palavras prevalecem quando em nós vencem o medo e a morte, isto é, quando não deixamos o Senhor Jesus vencer no nosso coração e na nossa vida. Ele, que já derrotou a morte abrindo-nos a senda da salvação eterna, dissipe as trevas da nossa pobre humanidade e introduza-nos no seu dia glorioso, que não conhece ocaso.”

Papa Francisco celebrando a missa do Domingo de Páscoa – Foto: AFP PHOTO/VATICAN MEDIA