Acontece

Laboratórios se unem para validar testes de Covid-19 no Brasil

validar
Foto: Reprodução
O projeto é uma iniciativa inédita no mundo.

Organizações privadas de saúde se uniram em um projeto inédito com o objetivo de validar os testes de Covid-19 disponíveis no mercado brasileiro. A iniciativa pretende, assim, garantir a confiabilidade de kits de diagnóstico que chegam ao país e, por consequência, a segurança da população.

Fruto da parceria entre a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (ABRAMED), a Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) e a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), o projeto vai utilizar a estrutura de grandes laboratórios que, aliás, já atendem cotidianamente a rede hospitalar nacional. Com a campanha, o grupo analisará as amostras de pacientes já diagnosticados para, assim, avaliar as diferentes tecnologias apresentadas como soluções de diagnóstico diante da pandemia.

validar
Wilson Shcolnik, presidente do Conselho de Administração da Abramed – Foto: Reprodução

“Todos os métodos que estão chegando ao Brasil precisam ser validados para que tenhamos segurança dos procedimentos. As indústrias fabricantes poderão submeter seus testes para nossas análises e, assim, tornaremos público o desempenho de cada uma delas”, explica o presidente do Conselho de Administração da Abramed, Wilson Shcolnik.

Leia mais

Lafepe produz álcool em gel para abastecer hospitais de PE

Segundo as organizações, esta será a primeira vez que um projeto com este intuito será realizado no mundo. Dessa forma, o Brasil buscar evitar problemas já enfrentados em países como a Espanha que, conforme revelou reportagem do El País, adquiriu lote de testes originários da China que não apresentaram eficácia. “Temos como utilizar amostras retiradas durante todo o ciclo da infecção, ou seja, podemos validar os testes com amostras de pacientes que começaram a apresentar sintomas ­­há cinco dias, há dez dias e em diferentes etapas da doença”, acrescenta Shcolnik.

O projeto deve, ainda, gerar importantes dados para estudos internacionais, promovidos pelo International Diagnostic Centre (IDC) da London School of Hygiene & Tropical Medicine (LSHTM) e pela Aliança Latinoamericana para o Desenvolvimento do Diagnóstico in Vitro (ALADDIV) em cooperação com a União Europeia e a Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo é somar esforços para o chamado “preparedness”, que reflete a necessidade de os países estarem preparados para lidar com pandemias, tanto do ponto de vista regulatório quanto de acesso.