Acontece

Plataforma digital reúne delivery de pequenos comércios e serviços

"Mantenha o isolamento social e apoie pequenos comerciantes e trabalhadores”, pediu o vice-governador da Bahia. (Foto: Reprodução/Montagem)
Trata-se da plataforma digital "Fique no Lar", desenvolvida por pesquisadores do Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Pequenos comércios e serviços de Salvador e do interior da Bahia que fazem serviço de delivery estão sendo mapeados e cadastrados numa única plataforma. Trata-se da plataforma digital “Fique no Lar“, onde é possível, também, cadastrar estabelecimentos que operam com a opção de o cliente retirar o produto comprado.

Leia mais

Empresário pernambucano arremata cinturão de Popó

De acordo com o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, João Leão (PP), o objetivo da iniciativa é “mitigar os prejuízos causados aos microempresários e empreendedores” durante a pandemia do novo coronavírus. “Mantenha o isolamento social e apoie pequenos comerciantes e trabalhadores”, pediu o vice-governador da Bahia.

A titular da SECTI, Adélia Pinheiro, acredita que a iniciativa vai ajudar os baianos neste momento em que o isolamento social é a melhor forma de combater a transmissão do coronavírus. “É uma plataforma simples e amigável, que ajudará toda população nesse período de acesso reduzido a produtos e serviços”, disse.

Página inicial da plataforma “Fique no Lar”. (Foto: Reprodução)
A plataforma

A plataforma foi desenvolvida por pesquisadores do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e disponibilizada para a Bahia graças a uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), através do Fórum Regional Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FPMPE) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).

Segundo a professora e pesquisadora do IFCE, Carina Oliveira, a plataforma on-line foi desenvolvida para ajudar em uma demanda local. “Com a questão do isolamento, os pequenos empreendimentos nas cidades não estavam preparados para situação”, explicou a professora. Ela conta que, em poucos dias, a plataforma “Fique no Lar” alcançou uma grande visibilidade. “Começamos a receber contatos da Bahia, São Paulo, Pará e resolvemos disponibilizar o serviço para todo Brasil”, afirma. “Somos todos voluntários, alunos e professores, e ficamos felizes em contribuir com a população”, concluiu Carina.

Com informações do site Alô Alô Bahia (BA), parceiro do site Roberta Jungmann (PE) e do Portal IN (CE) na campanha Nordeste Unido.