O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu um processo de representação ética contra as publicidades de bebida alcoólica das lives “Buteco Bohemia em Casa” e “Buteco em Casa“, do cantor Gusttavo Lima. O shows foram transmitidas em 28 março e 11 de abril, respectivamente. Na denúncia, o Conar cita “repetida apresentação de ingestão de cerveja, em potencial estímulo ao consumo irresponsável do produto”.
Na primeira live, em 28 de março, Gusttavo confundiu uma garrafa de cerveja com microfone, quebrou o celular e mandou um recado para os credores. Através das redes sociais, Gusttavo não comentou diretamente o assunto, mas repreendeu as críticas feitas ao seu comportamento:
Àqueles que só criticam e não ajudam em NADA, vai um conselho: não precisam ajudar, mas não atrapalhem quem está procurando ajudar nossos irmãos necessitado.
— Gusttavo Lima (@gusttavo_lima) April 15, 2020
De acordo com a Ambev, cervejaria que patrocinou as lives de Gusttavo, foi enviado um guia aos artistas, “reforçando as regras do Conar”. Agora, a multinacional e o cantor podem enviar suas defesas ao Conselho de Ética ou, segundo o órgão, “adaptarem de imediato o conteúdo publicitário das lives às regras éticas”. Se decidirem pela última opção, os trechos considerados inapropriados da live deverão ser retirados da gravação das transmissões, que continua disponível online.
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Em contrapartida, a live de Marília Mendonça na última quarta (8) não teve patrocínio de nenhuma marca de cerveja, uma vez que a cantora tem 24 anos e o Conar não permite que menores de 25 tenham sua imagem vinculada à bebida alcoólica. Ainda assim, a cantora bateu 3,2 milhões de acessos simultâneos na apresentação ao vivo, que durou pouco mais 3 horas.
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