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Jovens empresários lançam campanha solidária em PE

Jovens empresários
Simon Carrazone, Bruna Melquíades, e Amanda Zica - Fotos: Montagem/Cortesia
Eles integram o projeto "Empreendedorismo Solidário".

Em tempos de pandemia, uma atitude que tem acalentado a população, sem dúvidas, é a solidariedade. De norte a sul do país temos visto boas ações tomarem conta de cada região. Em Pernambuco, um grupo de jovens empresários se reuniu e criou a campanha “Empreendedorismo Solidário”.

Encabeçado por pequenas e médias empresas, o projeto pretende manter as atividades econômicas locais em funcionamento, dentro da perspectiva atual, e, assim, apoiar trabalhadores afetados pela crise causada pelo novo coronavírus. A proposta, aliás, é destinar um percentual dos produtos e serviços comercializados para, então, adquirir cestas básicas destinadas a profissionais informais que atuam nas cidades litorâneas do estado. Dessa forma, seriam beneficiados, por exemplo, pescadores, bugueiros, jangadeiros e ambulantes que trabalham nas praias.

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Uma das idealizadoras do projeto, Bruna Melquíades, da Studio Lamp, falou sobre a movimentação para a criação da campanha. “A ideia surgiu depois de uma conversa entre mim e Amanda, que também é idealizadora do projeto, para tentar reverter a situação em que estamos vivendo. Foi daí que surgiu a campanha que tem como objetivo contribuir com uma camada da população que necessita, neste momento, de alimentos básicos”, destacou.

Bruna Melquíades é uma das idealizadoras da campanha – Foto: Cortesia
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A amiga Amanda Zica, mencionada por Bruna, é a proprietária da Espaço Casa. Ela também ressaltou o desejo de contribuir com a população mais atingida pela pandemia. “Estávamos muito preocupadas com tudo que estava acontecendo. Queríamos fazer algo mas não sabíamos o que. Até que começamos a falar de pequenos comerciantes que pararam tudo e agora não tinham renda nenhuma para suas famílias. Unimos a vontade de permanecer com nossas empresas até o fim dessa pandemia mais a de ajudar pessoas que vivem um cenário parecido do comércio”, disse.

Os irmãos Bartolomeu, Bernardo e Simon Carrazone, da loja de roupas masculinas Ciao, também ingressaram no projeto. “Nós fomos convidados por Bruna para fazer parte da campanha e achamos a ideia muito interessante. Todos nós estamos passando por um momento muito difícil, o fechamento das lojas nos pegou de surpresa e tem sido bastante difícil manter as contas em dia. Nossa situação é a realidade de milhares de brasileiros e sabemos que tem outros milhares que estão em situações ainda mais desesperadora. Acreditamos que é hora de dar as mãos e todos se ajudarem. O principal motivo da campanha é criar uma rede para ajudar o próximo através das cestas básicas e ajudar a empresa a sobreviver e manter o emprego”, explicou Simon.

Jovens empresários
Bartolomeu, Simon e Bernardo Carrazone – Foto: Reprodução/Instagram.
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Eduarda Peixoto, da Pleno Revestimentos, é mais uma das integrantes do “Empreendedorismo Solidário”. Ela, aliás, também ressalta os dois benefícios esperados com a campanha: manter os empregos dos próprios profissionais das pequenas empresas e apoiar os pequenos comerciantes. “Aderimos à campanha como uma forma de movimentarmos o nosso comércio e conseguir assegurar o emprego dos nossos funcionários, bem como o futuro da nossa loja. Não há previsão de voltarmos à normalidade e temos que reinventar nosso negócio. E por que não fazer isso com uma ação do bem? Mais do que nunca temos pessoas extremamente carentes e necessitadas, que estão precisando de apoio e atenção, então poder usar nossa empresa para promover uma ação tão bonita, realmente renovam nossos ânimos”, afirmou.

Katia Peixoto, fundadora e diretora da Pleno, e a filha Eduarda Peixoto – Foto: Cortesia

Atualmente 10 empresas participam do projeto, que conta com o apoio da ONG Novo Jeito na realização. Mas, como explica a idealizadora Bruna Melquíades, a expectativa é que mais empresários se engajem na ação. “A ideia é movimentar o comércio de forma segura, para manter os postos de trabalho e ajudar pessoas. Quanto mais empresas participarem, mais movimento e mais doações”, destacou.

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Os produtos disponibilizados pelas micro e pequenas empresas na campanha, aliás, serão comercializados com desconto. Além disso, 5% do valor dos itens serão destinados para aquisição das cestas básicas. Todos os detalhes poderão ser conferidos no recém-lançado Instagram do projeto.