Política

Aliado de Mandetta libera reabertura de estabelecimentos em Goiás

Caiado é um dos principais aliados de Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da saúde que defende o distanciamento social ampliado como combate à Covid-19. (Foto: Diomício Gomes/Montagem)
O decreto do governador Ronaldo Caiado permite a reabertura de igrejas, salões de beleza, oficinas e outros

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), liberou a reabertura de diversos estabelecimentos e serviços no estado. Entretanto, continuam mantidas a suspensão das aulas na rede estadual e as visitas a detentos. De acordo com o Decreto nº 9.653, está liberada a volta ao funcionamento de concessionárias de veículos, oficinas, igrejas, lavanderias, construção civil, salões de beleza e barbearias e vários outros estabelecimentos. Válido por 15 dias, este decreto não tem prazo definido. Goiás tem, até esta segunda (20), 403 casos confirmados de Covid-19 e 19 mortes causadas pela doença.

Leia mais

TRE-PE disponibiliza serviços online para eleitor

“Essa tese do cidadão querer propor roleta-russa com a cabeça de trabalhador, meu amigo, comigo não cola”, declarou Caiado na coletiva de imprensa desta segunda (20). (Foto: Divulgação)

Vale ressaltar que a permissão é uma medida que visa flexibilizar gradualmente as medidas de distanciamento social no estado. Por isso, a liberação da reabertura inclui uma série de restrições e cuidados a serem tomados para evitar a transmissão do coronavírus. No novo decreto, inclusive, Caiado dá autonomia às prefeituras para decidirem sobre a reabertura de alguns setores. Além disso, ele determina que todos os cidadãos do estado, ao sair de casa, devem usar máscaras de proteção facial “confeccionadas de acordo com as orientações do Ministério da Saúde”. Desse modo, as igrejas, por exemplo, deverão respeitar 2 metros de distância entre os fiéis, proibir o acesso de pessoas de grupo de risco, suspender a entrada quando ultrapassar 30% da capacidade do estabelecimento, dentre outras medidas.

Com informações da Folha de S. Paulo

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar