Acontece

Presença feminina na comemoração do Dia Mundial do Livro

Luciana Villas-Boas, Cláudia Nina e Clarisse Fukelman estão confirmadas no evento - Foto: Divulgação
Luciana Villas-Boas, Cláudia Nina e Clarisse Fukelman estão confirmadas no evento

Um dos destaques da Festa Digital do Livro, que acontece nesta quinta-feira (23), é a presença feminina na programação. Entre as atividades programadas para dezoito horas de transmissão online, quatro palestras serão comandadas por mulheres: “Melhor estar no negócio do livro do que no da Aviação”, com a agente literária Luciana Villas-Boas; “O pequeno mundo compartilhado: a subjetividade pulsante nas crônicas de Clarice Lispector”, da escritora Cláudia Nina; “Por uma questão de justiça: e “Modos de ler Clarice Lispector”, pela escritora Clarisse Fukelman.

View this post on Instagram

Já viu nossa programação completa? ⠀ Em celebração ao Dia Internacional do Livro e em homenagem a escritora Clarice Lispector, a Fundaj realiza, no dia 23 deste mês, a Festa Digital do Livro. O evento começará às 6h e seguirá até a meia-noite no endereço eletrônico flidfundaj.com.br. Serão 18h ininterruptas de lives de palestras, debates, entrevistas, recitais, filmes e programas de rádio e TV. ⠀ O universo do escritor irlandês James Joyce, uma das inspirações de Clarice, está relacionado à duração do evento. Em seu clássico Ulisses (1922), Joyce leva seu personagem principal em uma viagem de 18 horas por Dublin. ⠀ Durante o evento online, participarão diversas personalidades entre escritores, professores, artistas, jornalistas e articuladores culturais do Brasil e do Mundo. Será discutido desde o livro em si – obras, escrita, história etc. -, até os formatos físico e digital. ⠀ A jornalista e escritora Clarice Lispector é homenageada pelo seu centenário, comemorado em dezembro deste ano. Ucraniana naturalizada brasileira, Clarice é uma das autoras mais importantes internacionalmente do século 20 e a maior escritora judia desde Franz Kafka. Por isso, também, a cultura judaica integra a tríade de temas centrais. ⠀ Com uma programação híbrida, as atividades contarão com transmissão simultânea no site flidfundaj.com.br e nas redes sociais da Fundaj – Instagram, Facebook, Twitter, YouTube. Na abertura, às 6h, contará com o poema “Tecendo a manhã”, do poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto, amigo de Lispector, além da fala do presidente da Fundação, Antônio Campos, ao vivo na TV Fundaj. ⠀ A leitura do horóscopo e das principais manchetes de jornais do 10 de dezembro de 1920 (nascimento da homenageada), a programação musical trazendo canções do Recife nas décadas de 1920 e 1930, antecedem a primeira entrada do programa de rádio e TV “A Hora das Estrelas”. ⠀ Todos os detalhes no link da bio. ⠀ #FestaDigitaldoLivro #ClariceLispector #FundajEmCasa #ClariceFaz100

A post shared by Fundação Joaquim Nabuco (@fundajoficial) on

Leia Mais

Filme sobre a vida de Maurício de Sousa será lançado em 2021

Realizada pela Fundação Joaquim Nabuco, a Festa comemora o Dia Mundial do Livro e homenageia a escritora Clarice Lispector. A programação, que começa às 6h e segue até a meia-noite, terá transmissão online pelo site https://www.flidfundaj.com.br. Além delas, outros convidados farão recitais, entrevistas e participação de conversas.