Política

Inquérito no STF irá investigar atos antidemocráticos no país

O inquérito, aberto pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, irá investigar a organização das manifestações antidemocráticas que aconteceram no domingo (19), que contaram com a participação de Jair Bolsonaro em Brasília. (Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles/Montagem)
O objetivo é apurar a organização de atos contra a democracia que ocorreram no domingo (19) em várias cidades do Brasil

A pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou, nesta terça (21), a abertura de um inquérito para apurar a organização de atos contra a democracia que ocorreram no domingo (19) em várias cidades do Brasil. O protesto em Brasília, inclusive, contou a participação de Jair Bolsonaro. Entre as palavras de ordem dadas pelos manifestantes estavam a intervenção militar, a instituição do AI-5 e o fechamento do Congresso Nacional e do STF.

Leia mais

Aliado de Mandetta libera reabertura de estabelecimentos em Goiás

Bolsonaro não deve ser alvo no inquérito pedido por Augusto Aras, que menciona o possível envolvimento de deputados federais na organização das manifestações. (Foto: Adriano Machado/Reuters)

O foco do inquérito, que está sob sigilo, está na organização dos atos, não em quem participou deles. Logo, o presidente Jair Bolsonaro não deve ser alvo da apuração. De acordo com informações do O Globo, inclusive, Aras não aponta suspeitos no pedido de abertura do inquérito. Ele menciona, no entanto, o possível envolvimento de deputados federais. Além disso, a PGR quer saber quem mais participou da organização dos atos e se houve o financiamento de empresários.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar