Acontece

Mais 500 mil testes para coronavírus chegam ao Brasil

Testes para coronavírus - Foto: SCIENCE PHOTO LIBRARY/AFP
O primeiro lote, de 10 milhões adquiridos pelo Ministério da Saúde, irão reforçar a rede pública

O Brasil recebeu, na noite de quarta-feira (22), mais 500 mil testes de biologia molecular para o diagnóstico do coronavírus. Este, aliás, é o primeiro lote de um total de 10 milhões de testes adquiridos pelo Ministério da Saúde via Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Eles irão fortalecer e ampliar o programa de testagem da rede pública de saúde e serão distribuídos aos Estados ainda nesta semana.

Teste para coronavírus – Foto: SCIENCE PHOTO LIBRARY/AFP

O restante do lote chegará ao Brasil de forma escalonada, sendo cerca de 500 mil por semana. O Ministério da Saúde já distribuiu mais de 2,5 milhões de testes para diagnóstico da COVID-19 em todo o país. Deste total, 524.536 mil são RT-PCR (biologia molecular) e 2 milhões são testes rápidos (sorologia). Além disso, nesta semana, a pasta ampliou de 23,9 milhões para 46,2 milhões a previsão de aquisição de testes, seja por compras diretas ou por meio de doações.

Leia Mais

Ministério da Saúde compra mais 3,3 mil respiradores

Segundo o ministro da Saúde, Nelson Teich, é importante planejar a forma ideal de distribuição dos testes. “É preciso que sejamos rápidos o bastante para fazer o diagnóstico e tomar uma atitude”, disse. De acordo com Teich, será feita uma combinação entre testes disponíveis, capacidade de testar as pessoas, capacidade de interpretar os resultados e tomar as atitudes necessárias a partir do resultado. “O importante não é testar, mas sim como conduzir as ações a partir do teste”, explicou o ministro.

Ministro da Saúde Nelson Teich – Foto: Júlio Nascimento/PR