Acontece

Autoridades lamentam a perda de Ricardo Brennand

Gestores, acadêmicos, artistas e presidentes de importantes entidades do estado lamentaram o falecimento de Ricardo Brennand.(Foto: Reprodução/Montagem)
Gestores, acadêmicos, artistas e presidentes de importantes entidades do estado lamentaram o falecimento do empresário

A notícia do falecimento de Ricardo Brennand, na manhã deste sábado (24), entristeceu todos os cidadãos pernambucanos. O estado perde uma de suas figuras mais importantes, fundador do Instituto Ricardo Brennand. O espaço, que inclui a maior coleção privada de pinturas de Fran Post, abrigou grandes enlaces matrimoniais. Engenheiro de formação, colecionador e empresário, Ricardo Brennand deixa um importante legado para Pernambuco. Reconhecendo isso, autoridades e entidades do estado lamentam a perda. Confira:

José Paulo Cavalcanti. (Foto: Allan Torres/Arquivo Folha)

José Paulo Cavalcanti, jurista e imortal da Academia Pernambucana de Letras

“Ricardo conseguiu o que está ao alcance de poucos. Teve um sonho grandioso. E foi capaz de realizá-lo. No seu Instituto. Por isso, vai perdurar na memória de seu povo. Viva.”

José Mucio Monteiro. (Foto: Divulgação)

José Mucio Monteiro – presidente do Tribunal de Contas da União

“Um exemplo de chefe de família e empresário. Um exemplo. Uma referência. Um símbolo.”

Paulo Câmara. (Foto: Reprodução)

Paulo Câmara – governador de Pernambuco

“O falecimento do empresário Ricardo Brennand deixa uma lacuna irreparável na história de Pernambuco. Não apenas pelo seu espírito empreendedor, sempre preocupado com o desenvolvimento econômico do nosso estado, mas também no âmbito social e cultural. Apaixonado pelas artes, ele nos deixa como legado o instituto que leva seu nome, no bairro da Várzea. O Instituto Ricardo Brennand notabilizou-se internacionalmente e já recebeu mais de três milhões de visitantes desde sua fundação em 2002, promovendo intercâmbios e apoiando escolas públicas e privadas no estudo da história do nosso estado e do Brasil. Neste momento de profundo pesar, quero externar minha solidariedade a sua esposa D. Graça, aos seus filhos e demais familiares e amigos.”

Geraldo Júlio e Ricardo Brennand. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

Geraldo Júlio, prefeito do Recife

“Ricardo Brennand foi um empreendedor de grande sucesso, um colecionador incomparável e um ser humano admirável. Pessoa amável, atenciosa e muito querida. Fará muita falta. Tive o imenso prazer de conhecê-lo e estar com ele em várias oportunidades. A presença dele sempre era muito marcante e agradável a todos. Um homem de gestos largos com as pessoas e com a cidade. Minha solidariedade à família e aos amigos.”

Antônio Campos. (Foto: Reprodução)

Antônio Campos – presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj)

“Ricardo Brennand deixa um grande legado. Aliou de forma ímpar um enorme sucesso empresarial a uma grande sensibilidade cultural. Foi mais que um colecionador, foi alguém que contribuiu de forma generosa com a comunidade, criando um instituto de sucesso internacional, escolhido pelo público como um dos melhores museus do mundo. Minha solidariedade à família e a todos que fazem o Grupo e o Instituto, que o imortalizou.”

Roberto Ploeg. (Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco)

Roberto Ploeg – artista plástico

“Em primeiro lugar quero expressar meus sentimentos à família, que, lamentavelmente, pela situação do confinamento e distanciamento social, não pode sentir o consolo expresso em abraços. Meu sentimento é de gratidão. Por vários motivos. Pelo bem que ele fez ao IMIP. Sempre apoiou o IMIP de maneira fiel e generosa.Pela lição de vida. Doutor Ricardo soube converter o luto pelo falecimento do seu filho numa dádiva de cultura e conhecimento histórico através da criação do Instituto Ricardo Brennand, que ultrapassará a finitude de nós todos. Pela convicção que a educação é primordial para criar uma sociedade mais justa e igualitária. Desde o início o IRB prima pela dimensão educativa. Investe mesmo na democratização do acesso à cultura e o Instituto conseguiu de fato ser um mundo de encanto popular. Por fim, como holandês e pernambucano fico feliz de ver como os registros da presença da Companhia das Índias Ocidentais são colecionados e bem conservados. Esses registros em pinturas, gravuras, livros, documentos, mapas, tapetes, objetos são como se fossem as primeiras e mais antigas fotos do álbum de família do povo brasileiro.”

Marcelo Canuto. (Foto: Costa Neto)

Marcelo Canuto – presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe)

“O pernambucano Ricardo Brennand foi um dos maiores patronos da arte e da cultura que nosso estado já conheceu. Da dedicação aos negócios de sua família, o empresário embarcou no que sempre nutriu sua alma: a coleção de obras de arte e de artefactos raros de tempos remotos, adquiridos em viagens que fez ao redor do mundo. Ricardo Brennand já faz parte da história da cultura, em nosso estado, e no país. Herança que está não apenas no fantástico acervo que generosamente tornou acessível a todos, expostos no magnífico equipamento que ergueu em suas terras, no bairro da Várzea. O Instituto Ricardo Brennand (IRB) colocou Pernambuco na rota das grandes exposições internacionais. O legado residirá também na missão da educação e da formação, pilares sempre defendidos por ele, que visam a preservação, a difusão e o acesso à cultura pelo cidadão de todas as partes e classes sociais. Por toda sua história e construção, Ricardo Brennand – e toda sua família – recebam nossos sinceros agradecimentos e a certeza do compromisso para o que continuará a nos unir: o amor e o apoio à arte e à cultura do nosso território.”

Fernando Bezerra Coelho, Fernando Filhos, Antônio Coelho e Miguel Coelho. (Foto: Reprodução/Montagem)

Fernando Bezerra Coelho – senador da República; Fernando Filho – deputado federal; Antônio Coelho – deputado estadual; Miguel Coelho, prefeito de Petrolina

“Passamos por um duro momento em que os acontecimentos pesarosos se avolumam a todo instante. Hoje, é mais um desses dias, quando já amanhecemos com um sentimento de profundo pesar pela partida de um grande brasileiro, Ricardo Brennand. Engenheiro, empresário de sucesso e entusiasta das artes, Brennand deixa um legado incalculável em diversas frentes. Propiciou o desenvolvimento de nosso estado, gerando riqueza e empregos. Incentivou a cultura e a educação ao fundar um esplendoroso centro de artes no Recife, o Instituto Ricardo Brennand, patrimônio que atrai turistas de todos os cantos e leva o nome de Pernambuco além-fronteiras. Essas são apenas algumas das marcas deixadas na história de nossa terra por esse grande brasileiro. Nós familiares estamos enlutados, sabemos também que toda a sociedade pernambucana sente essa triste partida. Resta-nos o alento de lembrar que seu legado segue perene e motivo de orgulho ao povo nordestino. Descanse em paz, Ricardo Brennand.”

André Ferreira. (Foto: Arthur de Souza / Folha de Pernambuco)

André Ferreira – deputado federal

“Com a morte de Ricardo Brennand, o nosso Estado perde uma das suas principais referências nos campos empresarial e cultural, que deixa um legado imensurável para o desenvolvimento de Pernambuco. Um exemplo é o seu instituto, que projetou-se para além do Brasil, colocando Recife roteiro obrigatório no mundo das artes. Que Deus conforte a família, nesse momento de dor.”

Paulo Carneiro. (Foto: Gustavo Gloria)

Paulo Carneiro – presidente da Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce)

“Empresário admirável e de incomum sensibilidade cultural. Projetou, com seu Instituto, Pernambuco para o Brasil e para o mundo.”

Raquel Lyra. (Foto: André Nery/Folha de Pernambuco)

Raquel Lyra – prefeita de Caruaru

“É com muita tristeza que recebemos a notícia do falecimento do querido Ricardo Brennand. Nome forte de Pernambuco, um dos maiores empresários do Nordeste, que tanto fez pelo nosso estado e pela nossa gente. O sentimento de gratidão ficará para sempre em nossos corações. À família e aos amigos, o meu mais sincero carinho nesse momento de tanta dor.”

Renato Cunha. (Foto: Anderson Stevens)

Renato Cunha – presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar-PE)

“Amigos, cumpre-nos registrar o falecimento de dr Ricardo Brennand ,ex-diretor,muito atuante de nosso Sindaçúcar. Pernambuco está consternado por essa dolorosa perda. Um Engenheiro, Empreendedor de muito destaque, realizador e inovador. Pessoa generosa , simples e muito humana. Pertencia a uma geração de engenheiros que dignificaram muito o nosso estado e o Brasil . Que Deus o tenha em Justo descanso. O Nosso Sindaçúcar está de luto.”

Bruno Araújo. (Foto: Divulgação)

Bruno Araújo – presidente do PSDB Nacional

“É com muita tristeza que recebo a notícia do falecimento do meu amigo, o engenheiro, industrial e colecionador pernambucano Ricardo Brennand. Um brasileiro à frente de nosso tempo. Um homem apaixonado pela família e pela arte, grande nos gestos e nas obras. Em vida se tornou uma especial referência. O Instituto Ricardo Brennand, um complexo arquitetônico e cultural único em Pernambuco, considerado um dos mais importantes museus da América do Sul, é um de seus legados de amor a seu estado. Deixo aqui a minha solidariedade a Dona Gracita, sua companheira ao longo da vida, aos filhos, netos e bisnetos, aos seus inúmeros amigos e, também, ao povo pernambucano que hoje se despede deste industrial, patrono das artes e que agora se incorpora à história de ícones pernambucanos. Guardaremos com afeto todas as lembranças.”